A contação de histórias é uma atividade que vai ocorrer de forma contínua para os alunos do projetoDivulgação

Araruama - O projeto Casa Creche tem se destacado como uma iniciativa inovadora, com o objetivo de ampliar a oferta de vagas para crianças da Educação Infantil no município de Araruama, na Região dos Lagos. Para aprimorar ainda mais o processo de escolarização, a Secretaria Municipal de Educação desenvolveu um trabalho itinerante de contação de histórias para os alunos atendidos pelo projeto.
A professora e coordenadora de Dinâmicas de Leitura, Mônica Reis, visita as unidades da Casa Creche, levando o encantamento da literatura para as crianças. De forma lúdica e interativa, a educadora abre as portas do mundo das histórias e convida os pequenos a se aventurarem nessa viagem, descobrindo suas capacidades imaginativas e o poder transformador da arte.
“O trabalho desenvolvido surge dos ideais humanitários de reverberar boas histórias, pulverizando sementes aos ouvidos e corações das crianças”, ressalta a professora Mônica Reis.
Promovida pela Prefeitura de Araruama, através da gestão da prefeita Livia de Chiquinho, a Casa Creche transforma as residências de professoras em creches equipadas para atender as crianças de diversos bairros, mantendo o mesmo padrão de qualidade de outras unidades — incluindo material escolar completo e área de recreação — e possibilitando outra forma de geração de renda para as profissionais da Educação. O projeto atende alunos da Primeira Infância (0 a 3 anos).
“O foco dessa itinerância é encantar por meio da literatura e incentivar o gosto pela leitura. E como uma boa contadora de história, parafraseando Manoel de Barros: 'Não quero dar informações, quero dar encantamento'. O encantamento é o desejo de que essas crianças busquem a leitura. O celeiro de saberes é o território Araruama e os protagonistas serão sempre as crianças”, explica a educadora.
A contação de histórias é uma atividade que vai ocorrer de forma contínua para os alunos do projeto Casa Creche.