A programação vai contar com caminhada de conscientização do autoexame, consultas com encaminhamento para a realização de mamografia e palestras nas policlínicas e postos de saúde municipaisDivulgação

Araruama - Durante todo o mês de outubro, o município de Araruama vai realizar ações com foco na prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero. A iniciativa faz parte da campanha Outubro Rosa, movimento internacional de conscientização sobre o tema.
A programação promovida pela Prefeitura de Araruama, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vai contar com caminhada de conscientização do autoexame, consultas com encaminhamento para a realização de mamografia e palestras nas policlínicas e postos de saúde municipais.
A mastologista Dra. Kesley Couto vai ministrar as palestras durante todo o mês de outubro, com a finalidade de alertar as mulheres sobre os riscos do câncer de mama e do colo do útero e a importância do autoexame.
O Dia D da campanha será em 21 de outubro, com a Caminhada Unidos Pelo Outubro Rosa. A concentração vai ocorrer na Praça da Bíblia, às 9h30. Em seguida, a Dra. Kesley Couto vai realizar consultas, com encaminhamento para realização de mamografia no Centro de Imagem Municipal nos casos em que houver necessidade.
Confira a programação das palestras do Outubro Rosa:
6 DE OUTUBRO
8h30 - Policlínica Fazendinha
10h - Clínica de Saúde Iguabinha
14h -PSF Bananeiras
9 DE OUTUBRO
8h - Policlínica Praia Seca
10h - Policlínica Areal
14h - PSF Ponte dos Leites
16 DE OUTUBRO
8h30 - Clínica de Saúde Sobara
10h - Clínica de Saúde Sobradinho
11h30 - Clínica de Saúde Norival Carvalho
20 DE OUTUBRO
8h30 - Clínica de Saúde Posse
10h - PSF São Vicente
27 DE OUTUBRO
8h30 - Clínica de Saúde Itatiquara
10h30 - Policlínica Morro Grande
11h30 - PSF Paracatu
30 DE OUTUBRO
8h30 - Policlínica Boa Perna
10h - Policlínica Mataruna
11h30 - PSF Boa Vista
O autoexame é um processo simples que deve ser feito regularmente. Por meio dele, é possível identificar alterações que sirvam de alerta para procurar ajuda médica e obter o diagnóstico precoce, aumentando as chances de cura. Além disso, é importante se consultar com a sua médica com frequência e realizar os exames preventivos.