As autoridades presentes vão participar do Congresso Internacional de Resíduos Sólidos, que será realizado de 24 a 27 de outubro, em BúziosDivulgação

Araruama - Em visita técnica neste domingo (22), na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Araruama, os representantes da Associação Associação Brasileira de Entidades do Meio Ambiente (ABEMA) ficaram impressionados com o sistema avançado de reaproveitamento dos resíduos sólidos.
Modelo para outros países, a ETE de Ponte dos Leites, administrada pela Concessionária Águas de Juturnaíba, é uma das mais sustentáveis do Brasil e aumentou em 80% a vazão nominal de tratamento, com a capacidade de tratar até 220 litros por segundo (l/s) de esgoto.
Com três lagoas de Wetlands, uma usina de compostagem para produção de biofertilizante e oficinas de biofibra e tijolos ecológicos artesanais, a estação conta ainda com duas unidades de tratamento preliminar mecanizados e dois reatores aeróbios de batelada sequenciais.
O vice-presidente da ABEMA para a Região Nordeste e secretário de estadual de Meio Ambiente de Alagoas, Gino César, ficou impactado com a unidade de tratamento. “A ABEMA faz o norteamento da política de meio ambiente e recursos hídricos em todo Brasil. A gente está vendo aqui em Araruama essa relação com o artesanato, o aproveitamento do que é produzido e a experiência de participação da comunidade. Isso é impactante”.
Carlos Martins, ex-secretário de Estado de Ambiente de Lisboa e presidente da EPAL (Águas de Lisboa), se manifestou surpreso com toda a estrutura. “É muito bom conhecer um trabalho ambientalmente muito correto aqui em Araruama, com uma leitura social muito importante e uma tecnologia adequada ao contexto da estação, bem operada e estruturada”, afirmou.
“Essa estação é de referência mundial, que além de devolver o esgoto tratado para a laguna de Araruama tem uma parte inclusiva, gerando renda para as crianças especiais através do artesanato. O composto orgânico permite o reflorestamento das margens da lagoa de Juturnaiba, que abastece oito municípios da região. E ainda são produzidos os bloquetes intertravados para pavimentação”, destacou o diretor comercial e institucional Rio Mais Saneamento, Carlos Gontijo.
O diretor da Águas de Juturnaíba, Rodrigo Macool, que assumiu recentemente a concessionária, disse: “Levar esse caso de sucesso para o mundo e para os congressos internacionais, como o que vai acontecer em Dubai, traz também um novo olhar para essas tecnologias através da natureza”.
O secretário municipal de Obras e Agricultura, Cláudio Barreto, que representou a prefeita Livia de Chiquinho no evento, destacou os avanços na revitalização da Laguna de Araruama por meio das metas e ações promovidas pela concessionária. “Essa estação é 100% ecológica e trata 80% do esgoto local. Hoje, nitidamente, a gente vê a recuperação da nossa lagoa e isso está trazendo o turista de volta para a nossa cidade”.
A secretária municipal de Meio Ambiente, Ana Paula Rodrigues, assegurou: “Uma estação de tratamento com nível de sustentabilidade, reaproveitamento do lodo e da vegetação, precisa ser divulgada no mundo inteiro. Parece um parque de saneamento”.
“É uma visita técnica com secretários de outros estados e presidentes de autarquias para mostrar o exemplo de uma ETE sustentável com reuso no município. É um orgulho pra gente ter aqui em Araruama uma estação como essa”, vice-presidente do INEA, Deise Delfino.
O presidente da Câmara Municipal de Araruama, vereador Nelsinho do Som, acompanhado dos vereadores Aridinho e Thiago Pinheiro, também participou da atividade: “O Legislativo está sempre apoiando essas iniciativas bem sucedidas na área ambiental. Essa ETE é uma referência para todo o Brasil”.
As autoridades presentes vão participar do Congresso Internacional de Resíduos Sólidos, que será realizado de 24 a 27 de outubro, em Búzios. O evento vai discutir diversas pautas e questões ambientais que serão apresentadas na COP28 (Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas), em Dubai, no mês de novembro deste ano.