Representantes dos municípios de Araruama, Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia se reuniram para discutir ideias referentes ao Plano Nacional de Educação 2024-2034Divulgação
Araruama apresenta projetos inovadores e bem-sucedidos durante a Conferência Intermunicipal de Educação
O encontro ocorreu nesta segunda-feira (30), no município de Iguaba Grande
Araruama - Na última segunda-feira (30), aconteceu a I Conferência Intermunicipal de Educação, que reuniu representantes dos municípios de Araruama, Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia para discutir ideias referentes ao Plano Nacional de Educação 2024-2034.
O evento foi realizado na Secretaria de Educação de Iguaba Grande e antecede a Conferência Nacional de Educação (CONAE) 2024, marcada para janeiro do próximo ano. O tema da reunião foi: “Política de Estado para garantia de educação como direito humano, com justiça social e desenvolvimento socioambiental sustentável”.
O encontro contou com a presença de gestores, profissionais e coordenadores da Educação, alunos e responsáveis, e representantes do Conselho Municipal, Conselho do Fundeb, Sindicato, Departamento de Ensino e Divisão de Inclusão.
Nesta ocasião, foram eleitos os delegados que irão representar o município de Araruama na etapa Estadual do CONAE: Flávio da Costa Fontenelle - Sindicato; Renan Jeremias da Silva - Professor; Igor Corrêa de Moraes - Diretor e Conselho Fundeb; e Lucas Mota Leal - Aluno (acompanhado de sua responsável, Daniela Leal).
Cada município participante apresentou projetos em andamento. A secretária de Educação de Araruama, Luiza Cristina Vianna (Professora Tico), falou do ensino avançado na rede pública municipal, com a aquisição de materiais pedagógicos, novos ônibus escolares e a criação de unidades de ensino de referência, como as escolas 100% ecológicas.
“A gestão da prefeita Livia de Chiquinho investe muito no ensino-aprendizagem desde o início do seu mandato. Os avanços são consideráveis através de projetos que transformam, de fato, a vida dos nossos alunos da rede. Um das maiores preocupações é com o desenvolvimento sustentável e hoje já temos seis escolas com sistema de energia solar e captação e reaproveitamento da água da chuva”, destacou a secretária Luiza Cristina Vianna.
Durante o evento ainda foram apresentados os sete eixos presentes no Documento Referência, dando ênfase ao VI, que trata sobre o financiamento público da educação pública.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.