RJ-106 tem trechos interditados para retirada emergencial de árvores Ascom
A medida foi tomada após uma solicitação formal de moradores da região, registrada no processo nº 24.278, de 19 de janeiro de 2024, e atende também a uma recomendação do Ministério Público, com base no Ofício nº 663/2024 da 2ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva do Núcleo Araruama. A fundamentação técnica foi apresentada por meio da Notícia de Fato nº 02.22.003.0010029/2024-39, que aponta riscos à segurança pública na localidade.
As árvores que estão sendo removidas estão localizadas próximas ao Condomínio Havaí e à entrada da Praia do Hospício. Muitas delas são centenárias e, segundo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, apresentam comprometimento estrutural, oferecendo risco a motoristas, pedestres e moradores próximos. A região é considerada um dos principais corredores viários do município.
Durante a operação, dois pontos da RJ-106 estão interditados:
- Trecho entre os quilômetros 82 e 84,5, nas imediações do Condomínio Havaí, com desvio do tráfego pela Rua Prefeito Afrânio Valladares, no bairro Areal;
Em nota, o governo municipal pediu a compreensão da população pelos transtornos temporários causados pelas interdições. O cronograma poderá ser ajustado em caso de mudanças climáticas ou necessidade operacional.
A Secretaria de Meio Ambiente também esclareceu que o serviço será concluído com a destinação adequada dos resíduos arbóreos e, posteriormente, será realizado o replantio de espécies nativas nos trechos afetados.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.