Prefeitura recebe visita técnica da equipe do programa estadual Segurança PresenteAscom
Prefeitura de Araruama discute implantação do Segurança Presente com equipe estadual
Município avalia estratégias com representantes do Estado para implantação de patrulhamento de proximidade
Araruama - A Prefeitura de Araruama recebeu, na manhã desta terça-feira (5), uma visita técnica da equipe do programa estadual Segurança Presente. O encontro contou com a participação do coordenador de operações do programa, major Bruno Paula, e da subtenente Veiga, que se reuniram com o secretário municipal de Segurança, Defesa Civil e Ordem Pública, Pedro Soares, o secretário de Obras, Daniel Moraes, e a subsecretária de Obras, Winny Magalhães.
Durante a reunião, foram discutidos pontos estratégicos, logísticos e operacionais para a possível implantação do programa no município. A visita teve como foco avaliar as condições estruturais e as necessidades locais para o início das atividades, que devem integrar ações de policiamento de proximidade com o apoio de assistentes sociais.
Criado em 2014 pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, o Segurança Presente já está presente em 32 cidades fluminenses. O programa atua com equipes treinadas e estrutura própria para patrulhamento ostensivo, reordenamento urbano e ações sociais voltadas à população em situação de rua, pessoas perdidas, sem documentos ou em vulnerabilidade.
A proposta apresentada prevê a atuação conjunta entre o efetivo local da Polícia Militar, guardas municipais e agentes do programa, buscando não apenas o aumento da sensação de segurança, mas também o acolhimento e encaminhamento de casos sociais observados durante o patrulhamento diário.
Segundo a gestão municipal, a vinda do programa representa o reforço de uma política pública que une prevenção e presença ostensiva. A administração afirma que a iniciativa integra uma série de medidas voltadas à ampliação da segurança e do bem-estar da população, fortalecendo a parceria entre município e Estado.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.