Areal terá representantes em BrasíliaFoto: Divulgação
Areal participa da etapa estadual da Conferência das Cidades e terá representante em Brasília
Município leva propostas ao debate estadual e conquista vaga para representar o Rio de Janeiro na etapa nacional
Areal- Após realizar, em 4 de abril, a sua 1ª Conferência Municipal das Cidades, o município de Areal marcou presença na 6ª Conferência Estadual das Cidades do Rio de Janeiro, realizada entre os dias 11 e 13 de agosto. O encontro reuniu representantes de diversas cidades fluminenses para debater propostas voltadas ao desenvolvimento urbano, com foco em habitação, mobilidade, meio ambiente, infraestrutura e inclusão social.
As delegadas eleitas em Areal — Natália Barbosa (Movimentos Sociais), Carolina Aires (Setor Acadêmico e de Pesquisa), além de Isabela Bernardes e Rosângela Faria (Poder Público) — levaram para o debate estadual as propostas construídas coletivamente no município.
O destaque ficou para a eleição de Isabela Bernardes como delegada titular e de Rosângela Faria como suplente para representar o estado do Rio de Janeiro na etapa nacional da Conferência das Cidades, que será realizada em Brasília.
Segundo Isabela, a conquista é um passo importante para dar visibilidade às demandas de municípios pequenos como Areal. “Participar da Conferência das Cidades é fundamental para que a realidade e a necessidade de Areal sejam incorporadas na Política Nacional. Essa realidade é a mesma de cerca de 70% dos pequenos municípios brasileiros, que muitas vezes ficam de fora dos debates e das políticas, geralmente voltados para as regiões metropolitanas”, afirmou.
A participação de Areal na etapa estadual reafirma o compromisso do município com o planejamento urbano participativo e com a construção coletiva de soluções. Com diálogo e cooperação, a cidade se fortalece como um ator ativo nas decisões que orientam o futuro do desenvolvimento urbano no Brasil.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.