ICMBio realiza ação com embarcaçõesAscom
O caso aconteceu no último domingo (6), nas proximidades da Praia dos Anjos, e gerou grande repercussão. A lancha atingiu uma baleia jubarte mesmo após alertas de outras embarcações que estavam no local. O condutor foi identificado, autuado e o episódio passou a ser investigado pelo ICMBio, Marinha e Polícia Federal.
A atividade contou com apoio da Fundação de Meio Ambiente (Funtec), da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Arraial do Cabo e dos próprios operadores de turismo náutico. Segundo os organizadores, além da fixação dos adesivos, houve diálogo com os condutores das embarcações, com foco em educação ambiental e esclarecimento sobre os impactos negativos da aproximação inadequada dos animais.
A temporada de passagem das jubartes pela costa brasileira vai de junho a setembro e atrai turistas e embarcações em busca do avistamento. Com o aumento da procura, os órgãos ambientais intensificaram ações educativas e fiscalizatórias para garantir a segurança dos animais e a preservação do ecossistema marinho da região.



Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.