Ponte próxima ao Fórum, que integra obras de readequação ferroviária de Barra Mansa, teve tabuleiro estrutural instaladoFelipe Vieira/CCS PMBM
Barra Mansa - A ponte rodoviária que integra as obras de readequação ferroviária de Barra Mansa, localizada próxima ao Fórum do município, teve instalado o seu tabuleiro estrutural, também conhecido como sistema de pisos. Na próxima terça-feira (7), será realizada uma nova pavimentação sobre a base. As informações foram divulgadas pelo secretário municipal de Planejamento Urbano de Barra Mansa, Eros dos Santos.
“As obras de readequação ferroviária continuam avançando. A projeção é de que ainda neste primeiro semestre do ano, sejam iniciados os serviços que compreendem a terceira e última fase do projeto, inclusive a conclusão do viaduto do bairro Barbará”, ressaltou.
Eros destacou ainda que outra intervenção já realizada é a preparação da base do solo para a pavimentação asfáltica no local, abrindo espaço para a construção da nova avenida que se estenderá até o bairro Saudade.
As obras visam o ordenamento do tráfego de trens na área urbana, além da melhoria da mobilidade nos pontos de intersecção com a linha férrea. Em sua totalidade, compreendem uma extensão de 4,84 km, com adequação de cerca de 5,7 km de vias urbanas, reconstruídas ou implantadas e pavimentadas, bem como a construção de viadutos e passarelas.
Popularmente conhecida como ‘retirada do pátio de manobras’, as obras são realizadas pelo Dnit (Departamento de Infraestrutura de Transportes), uma autarquia federal, e têm o acompanhamento da Prefeitura de Barra Mansa.
“As obras de readequação ferroviária continuam avançando. A projeção é de que ainda neste primeiro semestre do ano, sejam iniciados os serviços que compreendem a terceira e última fase do projeto, inclusive a conclusão do viaduto do bairro Barbará”, ressaltou.
Eros destacou ainda que outra intervenção já realizada é a preparação da base do solo para a pavimentação asfáltica no local, abrindo espaço para a construção da nova avenida que se estenderá até o bairro Saudade.
As obras visam o ordenamento do tráfego de trens na área urbana, além da melhoria da mobilidade nos pontos de intersecção com a linha férrea. Em sua totalidade, compreendem uma extensão de 4,84 km, com adequação de cerca de 5,7 km de vias urbanas, reconstruídas ou implantadas e pavimentadas, bem como a construção de viadutos e passarelas.
Popularmente conhecida como ‘retirada do pátio de manobras’, as obras são realizadas pelo Dnit (Departamento de Infraestrutura de Transportes), uma autarquia federal, e têm o acompanhamento da Prefeitura de Barra Mansa.
Terceira fase
Está programada para a próxima sexta-feira (10), às 15 horas, a nova licitação para a contratação da empresa que executará as obras complementares urbanas de implantação e recuperação de pavimentação, drenagem, paisagismo, sinalização e iluminação da readequação ferroviária. O valor estimado do serviço é de R$ 41.686.503,96 milhões, garantidos no orçamento da União por meio de indicação da bancada federal do Rio de Janeiro, atendendo a um pedido do prefeito de Barra Mansa, Rodrigo Drable.
A licitação ocorreu em 2022, porém as três empresas interessadas na execução das obras não apresentaram atestado técnico, frustrando assim o procedimento. Neste contexto, em dezembro do ano passado, foi reiniciado o processo de licitação.
A licitação ocorreu em 2022, porém as três empresas interessadas na execução das obras não apresentaram atestado técnico, frustrando assim o procedimento. Neste contexto, em dezembro do ano passado, foi reiniciado o processo de licitação.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.