Além dos benefícios diretos para os cidadãos, a digitalização também garante economia aos cofres públicosChico de Assis/CCS PMBM

Barra Mansa - Com o objetivo de trazer mais comodidade para os munícipes, a prefeitura de Barra Mansa tem avançado na digitalização dos serviços oferecidos para a população. O Gerenciamento Eletrônico de Dados (GED) começou a ser implantado em 2022 e deve contemplar todos os setores do governo municipal até dezembro deste ano. Atualmente as secretarias de Administração, Assistência Social, Desenvolvimento Econômico, Desenvolvimento Rural, Finanças, Meio Ambiente, Ordem Pública e Planejamento Urbano já permitem a abertura de processos de forma on-line, bem como o acompanhamento dos mesmos.
O trabalho de gestão e fiscalização é realizado pela Gerência de Governança da Informação (da Secretaria Municipal de Finanças) e, para a implantação, conta com o empenho da empresa Nota Control Tecnologia. Em 2023, o processo avançou ainda mais com a oferta de serviços por meio do aplicativo GESCON.NET, que pode ser baixado gratuitamente em dispositivos móveis. Uma de suas funções é o Portal do Cidadão, onde é feita a interação entre o contribuinte e a Prefeitura, permitindo troca de mensagens e atualização de pendências.
Qualquer munícipe pode, a partir de seu computador ou smartphone, lidar com questões como: Cancelamento de Nota Fiscal; ITBI; Transferência de Imóvel; Cópia de Processo; 2ª Via de Alvará; Extinção de Processo Judicial e Isenção de IPTU.
Além dos benefícios diretos para os cidadãos, a digitalização também garante economia aos cofres públicos, com a redução de gastos com papel, insumos e manutenção de espaços físicos para arquivo.
O secretário de Finanças de Barra Mansa, Leonardo Ramos de Oliveira, enfatizou a preocupação do governo municipal no estímulo à celeridade e à transparência na realização dos processos. “Nossa grande missão com essas ações é gerar mais comodidade para o munícipe, fazendo com que todos tenham facilidade para abrir e acompanhar processos, além de economizarem tempo e dinheiro já que não precisam se deslocar até a Prefeitura. Importante ressaltar também que a digitalização garante a economia de cerca de R$ 6 milhões de reais por ano”, frisou Leonardo.
A abertura de processos pode ser feita por meio do link: www.barramansa.rj.gov.br/requerimentos-processo-eletronico. Confira abaixo a listagem dos processos, de acordo com cada secretaria.
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