Barra Mansa conta com 44% das unidades escolares funcionando nesses moldes, entre o ensino fundamental e crechesDivulgação/CCS PMBM

Barra Mansa - A educação em tempo integral em Barra Mansa mais uma vez ganha destaque em nível nacional. De acordo com um levantamento feito pelo Ranking de Competitividade dos Municípios, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), e disponibilizado pelo Centro de Liderança Pública, a cidade é a nona do país com maior número de matrículas. Ao todo o município conta com 44% das unidades escolares funcionando nesses moldes, entre o ensino fundamental e creches, atendendo, aproximadamente, em toda rede, sete mil estudantes, segundo os dados coletados através do censo escolar municipal.
Barra Mansa é o primeiro município do estado no ranking e o terceiro da região Sudeste. A previsão é que em 2024 a cidade conte com mais uma unidade escolar em tempo integral, além de mais quatro creches. Esse método de ensino tem como principal objetivo complementar os estudos e melhorar o processo de aprendizagem dos estudantes.

Segundo o prefeito de Barra Mansa, Rodrigo Drable, a intenção é que o município continue desenvolvendo esse modelo de docência, oferecendo, principalmente, um ensino de qualidade. “Nosso objetivo é alcançarmos 100% de escolas em horário integral e com atividades vocacionadas. Tirar a criança da rua, fornecer experiências inovadoras, alimentação de qualidade e ambiente seguro. Essa é uma das formas mais eficazes de transformarmos a sociedade”, enfatizou Drable.

O secretário de Educação, Marcus Barros, comemorou a posição do município no ranking. “Isso nos dá mais gás para continuar oferecendo qualidade, otimizando o tempo em que o aluno fica na escola. Os nossos estudantes, além das aulas, também passam por oficinas de produção textual, apoio pedagógico em matemática, aulas de espanhol e inglês, prática de esportes, aula de artes, entre outras”, informou Marcus.
Escolas vocacionadas
Cerca de 400 alunos da rede pública de ensino de Barra Mansa são contemplados com o modelo de escola vocacionada. Três unidades educacionais do município oferecem o ensino, em tempo integral, voltado a ações socioambientais ou à música.

Esse método de aprendizagem surgiu no ano passado, com o objetivo de levar aos estudantes um currículo temático, sem deixar de lado a discussão de assuntos comuns. A grade curricular se destaca pela realização de atividades e oficinas temáticas abrangendo os alunos, de modo que seja percebida e estimulada sua vocação.

Nas Vocacionadas Socioambientais, o método de ensino é relacionado com os objetivos de desenvolvimento sustentável, estimulando a criança a pensar e interagir com os recursos naturais. Elas funcionam no Ciep 483 Ada Bogato, no bairro Paraíso de Cima, desde 2022, e no Colégio Municipal Gelson Silvino, no Moinho de Vento desde 2023, tendo ótimos resultados, inclusive em premiações fora da cidade. Já a Vocacionada à Música visa aumentar o repertório cultural e estimular o os talentos musicais, oferecendo melhores caminhos para que a criança e o adolescente se desenvolvam. Ela tem parceria com a Secretaria Estadual de Educação e com o projeto Música nas Escolas, funcionando no Ciep 485 João Batista Barros, no Bom Pastor, desde 2022.

De acordo com o secretário de Educação de Barra Mansa, Marcus Barros, a implantação desse modelo proporcionou uma ressignificação do ensino em tempo integral. “Nós temos uma ideia de que o tempo integral é a criança na escola o tempo todo. Contudo, nas escolas vocacionadas, é necessário que ela fique o dia todo pelo fato de que ampliamos o território educativo. Elas precisam ter o tempo integral para que aprendam das diversas maneiras possíveis”, explicou o secretário.
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