Alunas desenvolveram projeto 'Jardim Sensorial para a Inclusão e Tratamento de Pessoas com Deficiência'Divulgação
Barra Mansa - Alunas do curso de Agente de Apoio à Inclusão Escolar, da Escola Técnica Estadual Barra Mansa, unidade pertencente à Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), desenvolveram um projeto chamado “Jardim Sensorial para a Inclusão e Tratamento de Pessoas com Deficiência”. Sob a orientação da professora Fabíola Brigagão, 17 estudantes tiveram a ideia de abordar o tema do Jardim Sensorial como uma perspectiva inclusiva e sustentável.
A professora responsável pelo projeto e idealizadora da ideia do Jardim, Fabíola contou como se sente em fazer parte dessa iniciativa: “Estamos orgulhosos do que alcançamos até agora, mas sabemos que ainda temos muito a fazer. O Jardim Sensorial é um trabalho em progresso, um lembrete constante de que podemos moldar o mundo ao nosso redor de maneira positiva”.
O Jardim Sensorial é um espaço terapêutico voltado às pessoas com deficiência para estimular os cinco sentidos (visão, audição, olfato, tato e paladar), além de promover a sociabilidade entre os usuários. É uma iniciativa que visa promover a inclusão de pessoas com necessidades especiais de forma consciente e sustentável. Ao criar um ambiente adaptado e estimulante, todos podem desfrutar dos diversos benefícios que esse tipo de jardim oferece.
A aluna Júlia Ferraz contou um pouco da decisão de abordar este tema tão importante. “Vivemos em um mundo extremamente imediatista, que muitas das vezes não paramos para sentir as vibrações que o nosso corpo emana. Às vezes desconhecemos os nossos sentidos como: o tato, paladar, audição e olfato; e esquecemos a importância deles em nossa vida. O jardim sensorial mostra a nós mesmos a empatia de se colocar no lugar do outro e entender como um aluno inclusivo apresenta algumas dificuldades ao se ambientar em alguns espaços”.
As atividades realizadas no jardim sensorial da Escola Técnica Estadual de Barra Mansa proporcionam o ensino colaborativo, interdisciplinar e lúdico. Por meio deste recurso, no jardim, é possível aplicar práticas educativas com base nos princípios da educação ambiental e envolvendo as competências socioemocionais e bem-estar do ser humano
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