A etapa inicial contou com encontro de 22 servidores da PastaFoto: Leandro Araújo
Assistência Social de Barra Mansa e Sebrae planejam inclusão produtiva a pessoas em vulnerabilidade
Através do empreendedorismo, parceria visa ampliar autonomia e perspectiva de futuro para este público
Barra Mansa - Um importante passo para a inclusão produtiva de pessoas em vulnerabilidade foi dado nesta segunda-feira (19), em Barra Mansa. A Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH) firmou parceria com o Sebrae (Serviço Brasileiro de apoio às Micro e Pequenas Empresas) para capacitar esse público e torná-lo empreendedor. Com isso, ampliar a autonomia e perspectiva de futuro das pessoas mais necessitadas. A etapa inicial contou com encontro de 22 servidores da Pasta, entre eles a secretária Joseane Ricarte, e representantes da entidade, no Centro Administrativo Municipal.
O intuito do primeiro encontro foi traçar um perfil da cidade através de dados do IVCAD (Índice de Vulnerabilidade das Famílias do Cadastro Único) para formular um plano de capacitação de acordo com as vocações, realidade e perfil de cada bairro de Barra Mansa. Em seguida, capacitar os servidores da SMASDH para potencializar a gestão da Pasta, que será a porta de entrada para as pessoas que precisam de oportunidade para saltar do assistencialismo ao empreendedorismo.
"O assistencialismo é necessário no primeiro momento, é o que fazemos, como também procuramos estratégias para que essas pessoas galguem horizontes, tenham autonomia e perspectiva de futuro. Tanto as famílias em vulnerabilidade situacional quanto os jovens, que têm sonhos. Trabalhar de forma integrada ao Sebrae fortalece essa estratégia de inclusão produtiva e desenvolvimento dos nossos munícipes e da nossa cidade. Agradeço a disponibilidade e parceria que tanto contribuirá com os que mais precisam", ressaltou a secretária Joseane.
Representando o Sebrae, participaram do encontro a consultora Ana Carolina Machado e as analistas Nathália Malaquias e Fabiana Ramos. "Iniciamos um trabalho que visa proporcionar ao município muitas histórias de sucesso, podendo ser uma referência a outras cidades da região. Seguiremos as etapas de acolhimento, capacitação, oportunização e inspiração. Iniciamos hoje com análise e diagnóstico de Barra Mansa, vamos capacitar a equipe da Assistência Social e de demais secretarias que possam estar envolvidas para promovermos a inclusão de pessoas em vulnerabilidade econômica no mercado de trabalho por meio do empreendedorismo", descascou Fabiana durante a reunião.
Barra Mansa possui 25.122 famílias cadastradas no IVCAD, totalizando 56.591 pessoas. Ao todo, 13.422 famílias ou 33.515 cidadãos recebem o benefício Bolsa Família no município. Os dados são referentes a um levantamento realizado no domingo, dia 18 de maio.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.