O simulado contou com agentes da defesa Civil, Corpo de Bombeiros, alunos e funcionáriosRafael Barreto / PMBR

Belford Roxo - Segurança e prevenção nas escolas. A Prefeitura de Belford Roxo, através da Secretaria de Defesa Civil, realizou nesta segunda-feira (14/03) um exercício simulado de incêndio, vazamento de gás e invasão criminosa, para os alunos da Escola Municipal Waldemiro José Pereira, do bairro Shangrilá. A Guarda Municipal e o Corpo de Bombeiros estiveram presentes na atividade.
O simulado foi direcionado para 955 crianças da escola, em dois turnos, da educação infantil até o 9° ano de escolaridade e faixa etária de 4 a 16 anos. O objetivo é preparar os alunos para uma situação de emergência e apresentar alternativas em casos de necessidade de evacuação.
O secretário municipal da Defesa Civil, Alberto Vieira, destacou a importância da ação nas escolas. “Esse momento é para treinar e proporcionar uma vivência aos alunos em momentos de anormalidade que exigem procedimentos que salva vidas”, ressaltou. “Os alunos precisam entender como agir de forma organizada e para isso estamos aqui atuando com prevenção e preparação”, concluiu Alberto.
O secretário Albert Vieira destacou que os alunos entenderam como agir de forma - Rafael Barreto / PMBR
O secretário Albert Vieira destacou que os alunos entenderam como agir de formaRafael Barreto / PMBR

A diretora da escola, Sarilla Bom Carneiro, ficou feliz com a dedicação e participação dos alunos. “Nossas crianças e jovens absorveram esses ensinamentos valiosos, com todas as orientações para eventuais incidentes e desastres”, afirmou Sarilla.
As amigas Lorena da Silva e Kaylane Machado, de 16 e 14 anos, agradeceram as equipes que realizaram o simulado. “É muito importante sabermos o que fazer e como fazer em momentos de risco”, comentou Lorena. “Fico feliz por receber essa experiência na escola e participar da preparação com toda minha turma e professores”, completou Kaylane.
Supervisão nas escolas
Na última semana, a equipe da Defesa Civil esteve presente na Escola José Mariano dos Passos, no bairro Vilar Novo, para conversar com funcionários e alunos em uma supervisão de rotina para observar as estruturas da unidade.
Durante o simulado, alunos e funcionários fram direcionados à quadra da escola - Rafael Barreto / PMBR
Durante o simulado, alunos e funcionários fram direcionados à quadra da escolaRafael Barreto / PMBR

O secretário municipal da Defesa Civil, Alberto Vieira, pontuou sobre as visitas nas escolas. “Nosso trabalho é realizado de forma integrada com a Educação do município e juntos trabalhamos para garantir a segurança dos ambientes para todos os alunos da rede municipal”, explicou Alberto.
O contato para denúncias e informações da Defesa Civil é o whatsapp (21) 99927-8299.