A ministra do Turismo, Daniela Carneiro (rosa), compareceu a roadshow, complexo hoteleiro do Maraey, em Maricá (RJ)Roberto Castro/MTur

Rio - Dois novos projetos buscam reforçar a posição do estado do Rio de Janeiro como um dos principais destinos turísticos do país e porta de entrada de visitantes estrangeiros no Brasil. Nesta quinta-feira (27/04), a cidade fluminense de Maricá foi palco de um roadshow de apresentação do complexo hoteleiro Maraey, que deve atrair cerca de 300 mil turistas por ano à região. Já em Barra do Piraí, uma cerimônia marcou a união do turismo, gastronomia e artesanato para o desenvolvimento local. A ministra do Turismo, Daniela Carneiro, e o secretário-executivo do Ministério do Turismo, Bento Nunes, acompanharam as ações.
“O lançamento do Maraey, um empreendimento turístico tão expressivo, reforça a confiança de investidores estrangeiros no Brasil e o potencial do nosso setor de gerar emprego e renda ao país, como uma importante atividade econômica que é”, destacou a ministra Daniela Carneiro.
O complexo Maraey, fruto de mais de R$ 11 bilhões em investimentos privados, envolve quatro hotéis 5 estrelas das bandeiras Ritz-Carlton Reserve, JW Marriott e o primeiro hotel Rock in Rio Autograph Collection, além de uma área residencial de alto padrão e da instalação da primeira Ecole D'Hôtelière de Lausanne, sediada na Suíça e considerada a melhor escola de hotelaria do mundo. O empreendimento, que começou a ser construído neste mês, contará ainda com uma reserva particular de preservação do patrimônio natural.
O Maraey deve seguir o conceito de sustentabilidade em mobilidade: 55% da frota que circulará no complexo será de veículos elétricos ou híbridos. Ao todo, a expectativa é de que o empreendimento gere cerca de 50 mil empregos diretos e indiretos em todas as suas etapas, desde a construção até a operação.
O projeto integra o Portal de Investimentos do Ministério do Turismo, um portfólio on-line de projetos do setor turístico que indica oportunidades na área e busca promover a aproximação de empreendedores, investidores e o poder público.
Também participaram da cerimônia de apresentação do empreendimento na manhã desta quinta-feira o secretário nacional de Infraestrutura, Crédito e Investimentos do Ministério do Turismo, Carlos Henrique Sobral; o vice-governador do estado do Rio, Thiago Pampolha; o secretário de Estado de Turismo do Rio, Gustavo Tutuca; o prefeito de Maricá, Fabiano Horta, e o CEO do Maraey, Emilio Izquierdo Melo, entre outras autoridades.
“Maraey é um projeto único, inovador, que será um exemplo mundial de sustentabilidade ambiental, social e econômica, em um lugar que tem um patrimônio natural belíssimo, com uma rara combinação de Mata Atlântica, restinga, lagoas e praias e um enorme potencial de desenvolvimento turístico e residencial ainda não explorado”, ressalta Emilio Izquierdo Merlo, CEO do Maraey.
INTEGRAÇÃO - Ainda nesta quinta-feira, em Barra do Piraí - a 100 km da capital fluminense -, a comitiva do Ministério do Turismo prestigia o lançamento do Projeto de Desenvolvimento do Turismo, Gastronomia e Artesanato, no Distrito de Ipiabas. A iniciativa resulta de uma parceria entre a Prefeitura Municipal e o Sebrae e prevê uma série de ações ao longo de 15 meses com foco no aprimoramento de vivências turísticas, valorizando a economia criativa local.
As ações incluem a criação de um mirante (já inaugurado), a revitalização da Estação Ferroviária do século XIX e a oferta de passeio histórico em uma Maria Fumaça. Há ainda a pavimentação de ruas e o calçamento de acessos a pontos turísticos tradicionais, entre outras iniciativas. Além de melhorias estruturais, o projeto também abrange a qualificação, pelo Sebrae, de empresas que integram a cadeia produtiva do turismo.
“A Prefeitura de Barra do Piraí está trabalhando fortemente para tornar realidade o potencial do turismo em Ipiabas, com a valorização dos atrativos locais, mas principalmente com investimentos inovadores em equipamentos que irão gerar grande visibilidade e interesse dos visitantes do Brasil e do mundo”, afirma o prefeito Mario Esteves.
PESQUISAS - A agenda oficial do MTur no Rio de Janeiro engloba ainda, nesta sexta-feira (28/04), uma reunião, na capital fluminense, com o diretor da Fundação Getulio Vargas Conhecimento (FGV), Sidney Gonzalez. Entre os temas a serem tratados estarão a importância de dados socioeconômicos relacionados à atividade turística no país.