Padre Thiago Toledo com um dos dirigentes da Inocentes, Icaro RibeiroDivulgação

Belford Roxo - A tradicional solenidade de Corpus Christi da Paróquia de São Vicente de Paulo, será realizada na quadra da escola de samba Inocentes de Belford Roxo, nesta quinta-feira, Feriado de Corpus Christi (08/06), às 9h, na Avenida Boulevard, 1741, no bairro São Vicente. Devido às obras que estão sendo realizadas na Igreja, o padre Thiago Toledo, pediu emprestado o espaço da quadra.

“Nós estamos com uma pequena reforma no presbitério da Igreja, desde o final de abril e celebrando as missas na capela antiga, que é bem pequena. O dia de Corpus Christi é um dia de preceito para os católicos e consequentemente nossas igrejas recebem um número maior de fiéis. Daí surgiu a questão: onde celebrar a missa de Corpus Christi? Na noite da última quinta-feira, em que rezávamos pelo descanso eterno do Sr Florindo, um dos fundadores da agremiação, os líderes da escola de samba colocaram o espaço à disposição da paróquia de São Vicente, tudo é ação de Deus".
Padre Thiago Toledo visitando a quadra da Inocentes de Belford Roxo - Divulgação
Padre Thiago Toledo visitando a quadra da Inocentes de Belford RoxoDivulgação
"O conselho comunitário concordou, logo achei bonito e significativo, os católicos ficaram felizes com esse diálogo com a escola de samba. A igreja está inserida dentro da comunidade local. Essa unidade das instituições com certeza trará muitos frutos para essa porção do povo de Deus aqui do Parque São Vicente. Gratidão ao presidente Reginaldo Gomes e todas as lideranças da escola de samba de Belford Roxo. O povo belforoxense se alegra, se confraterniza e alimenta o tão desejado espírito comunitário ”, ressaltou padre Thiago Toledo, administrador Paroquial da Paróquia São Vicente de Paulo - Diocese de Nova Iguaçu
Corpus Christi 
A origem da solenidade do Corpo e Sangue de Cristo é do século XIII, foi instituída pelo Papa Urbano IV. Um Santo da Igreja, Tomás de Aquino afirmou: “Nenhum outro sacramento é mais salutar do que a Eucaristia”. A palavra “Corpus Christi”, vem da língua latina e tem como significado: Corpo de Cristo. É uma festa que celebra a presença real e substancial de Cristo na Eucaristia. É uma festa de preceito, por isso o fiel católico deve participar da celebração da Missa neste dia, daí a presença em maior número de fiéis.
Nesse dia acontece a procissão pelas vias públicas da localidade, atendendo assim uma recomendação do Código de Direito Canônico (Cân. 944) que orienta, onde for possível, que os fiéis saiam às ruas para testemunhar publicamente a veneração para com a Santíssima Eucaristia. Também se faz os conhecidos tapetes feitos de serragem, sal, borra de café, areia, casca de ovos e flores, para expressar a alegria que a fé eucarística trás ao católico. É dia de piedade, fé e muita alegria.