O secretário de Transportes Marcelo Machado destacou que pedestres e motoristas devem ter prudência no trânsitoMarayah Stumbo/PMBR
A Semana Nacional de Trânsito tem como principal objetivo, conscientizar a população, entre pedestres e condutores de veículos, a terem responsabilidade e educação no trânsito, para que assim haja a diminuição dos altos índices de acidentes e mortes no trânsito.
De acordo com o secretário de Transporte, Marcelo Machado, é fundamental que os pedestres e condutores tenham consciência de seus papéis no trânsito. Machado deu algumas dicas de como o pedestre pode evitar acidentes no trânsito: atravessar na faixa de segurança, estar atento aos semáforos, não se distrair com celulares ou com fones de ouvidos, aguardar a sinalização correta e permanecer na calçada antes de fazer a travessia.
Dicas para motoristas
“Os motoristas devem reduzir a velocidade próximo à faixa de pedestres, parar antes da faixa de pedestres, estacionar nos locais permitidos e ter o discernimento que a preferência é do pedestre. Os pedestres têm que atravessar na faixa de segurança, estar atento aos semáforos, não se distrair com celulares ou com fones de ouvidos, aguardar a sinalização correta e permanecer na calçada antes de fazer a travessia”, argumentou Marcelo Machado, acrescentando que os motociclistas devem utilizar o capacete e demais acessórios como luvas e óculos de proteção, além de ter atenção nas ultrapassagens e não trafegar pelos corredores.
A orientadora de trânsito Ramos instruiu pedestres e condutores que passavam e entregou panfletos com mensagens e instruções sobre segurança viária. Ramos também orientou sobre refletir a respeito do tema e de como transitar com segurança. Marcelo Machado, destacou a importância de ações como essas, que esclarecem a população. ’’ A Semana Nacional de Trânsito tem a finalidade de orientar a sociedade para um trânsito mais seguro. A Secretaria de Transportes e a Prefeitura de Belford Roxo vêm lutando diariamente para melhorar a qualidade das ruas, sinalizações e consequentemente, o trânsito. Mas educação no trânsito é fundamental”, concluiu Machado.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.