Os estudantes da E.M. Bispo Moacyr visitaram a Fazenda São BernardinoJean Carlos / PMBR

Belford Roxo - A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Belford Roxo (SEMA) proporcionou um dia especial de contato com a natureza e a biodiversidade para os alunos da Escola Municipal Bispo Moacyr de Oliveira, com um passeio na Área de Proteção Ambiental (APA) Iguaçu, no distrito de Tinguá, em Nova Iguaçu.
No caminho para a APA Iguaçu, no trajeto entre Vila de Cava e Tinguá, visitaram a histórica igreja (antigo Iguaçu Velho) - Jean Carlos / PMBR
No caminho para a APA Iguaçu, no trajeto entre Vila de Cava e Tinguá, visitaram a histórica igreja (antigo Iguaçu Velho)Jean Carlos / PMBR


Estudantes e professores conheceram, nesta terça-feira (10), a biodiversidade local, fizeram uma trilha guiada onde visualizaram o curso da água com nascentes chegando em um pequeno lago. Conheceram ainda o berçário de mudas nativas e tiveram contato com as espécies Urucum e Pau Brasil, além de uma exposição de animais silvestres empalhados. Os estudantes foram acompanhados pela engenheira ambiental da SEMA, Daiane Santos.
Os alunos percorreram diversos trechos de Tinguá e se encantaram com a beleza da mata - Jean Carlos / PMBR
Os alunos percorreram diversos trechos de Tinguá e se encantaram com a beleza da mataJean Carlos / PMBR


A Área de Proteção Ambiental (APA) do Iguaçu é uma unidade de conservação que visa proteger a diversidade biológica e os recursos naturais da região da Bacia do Rio Iguaçu. A APA do Iguaçu, em particular, abrange a planície de inundação do rio Iguaçu, incluindo matas ciliares, banhados, várzeas e ilhas.

Caminho do Café

No caminho para a APA Iguaçu, no trajeto entre Vila de Cava e Tinguá, visitaram a histórica Fazenda São Bernardino, o Cemitério dos Escravos e a Igreja (Antigo Iguaçu Velho), lugares de passagem do Caminho do Café, no período colonial no século XIX.
A trilha pela mata, que foi acompanhada por instrutores, fez a alegria das crianças - Jean Carlos / PMBR
A trilha pela mata, que foi acompanhada por instrutores, fez a alegria das criançasJean Carlos / PMBR


“Para os estudantes foi uma experiência incrível e de muito conhecimento. Foi um dia de grande aprendizado. Conheceram um pouco da história de Nova Iguaçu, e como se formou Belford Roxo. Encontraram ainda duas cobras na qual foi despertado a importância das espécies para o local”, destacou a subsecretária municipal de Meio Ambiente, Aliene Dian.
Ao final do passeio, os alunos participaram de um piquenique dentro da mata - Jean Carlos / PMBR
Ao final do passeio, os alunos participaram de um piquenique dentro da mataJean Carlos / PMBR


Para encerrar o dia, houve um delicioso piquenique para alunos, corpo técnico da escola, profissionais e guias do Meio Ambiente, além do diretor Leandro da APA Iguaçu e sua equipe, que receberam com muita atenção e carinho os estudantes que participaram do passeio.