O evento na José Pinto Teixeira contou com representante de diversos órgãos Jean Carlos Ribeiro / PMBR

Belford Roxo - A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMAS) de Belford Roxo promoveu a Conferência Municipal Infanto-juvenil de Meio Ambiente, na Escola Municipal José Pinto Teixeira, no bairro Babi/Recantus. O evento visa promover a participação de crianças e adolescentes na discussão de questões ambientais em nível municipal, com foco em ações educativas e transformadoras.
Na conferência, os alunos apresentaram projetos e foram eleitos dois delegados para a Etapa Estadual.
“Toda vez que venho na José Pinto Teixeira eu me emociono. Tem uma energia diferenciada. Muito impactante tudo que assisti aqui. Os alunos apresentando as suas propostas. O governo do prefeito Márcio Canella tem feito muitas ações em se tratando do combate às enchentes. Nós temos uma parceria com o INEA em cinco frentes de trabalho desassoreando, tirando os detritos dos canais, rios e valões”, argumentou o secretário Flávio Gonçalves.
O secretário Flávio Gonçalves frisou que o evento debateu diversas questões ambientais   - Jean Carlos Ribeiro / PMBR
O secretário Flávio Gonçalves frisou que o evento debateu diversas questões ambientais Jean Carlos Ribeiro / PMBR
Os temas enchentes e desastres climáticos fizeram parte das discussões que contou com a participação dos alunos, professores, corpo técnico da escola, pais e responsáveis e representantes da comunidade local. Os estudantes apresentaram suas propostas com sugestões ligadas a simulados, sirenes, pontos de apoio, entre outros assuntos.
Iniciativas
A escolha da Escola Municipal José Pinto Teixeira para receber a conferência aconteceu de forma estratégica devido às ótimas iniciativas na área do Meio Ambiente realizada pela unidade de ensino do bairro Recantus.
“Eu tenho orgulho dessa escola e de todos os alunos. Em pouco tempo conseguimos ter essa unidade. Todos nós vestimos a camisa. Toda vez que se ouve falar da E.M. José Pinto Teixeira, você sabe que tem uma escola toda voltada para o Meio Ambiente, desde a Educação Infantil até o 9º ano”, destacou a gestora da escola, Vera Lúcia Martins.
O evento contou ainda com as participações da subsecretária de Meio Ambiente, Aliene Dian, o subsecretário municipal de Defesa Civil, Osnir Feitosa, o coordenador de Educação Ambiental da Semas, João Braga e o senhor Jorge, que representou o secretário municipal de Agricultura, Adriano de Oliveira do Nascimento.
Eleição de delegados
O fechamento da conferência contou com a eleição dos delegados eleitos com a votação sendo realizada entre os estudantes. Foram eleitos os alunos Kauã Miguel Gonçalves, de 14 anos e Rebeka Rosa, 13.
Os alunos Kauã Miguel Gonçalves e Rebeka Rosa foram delegados para a Etapa Estadual   - Jean Carlos Ribeiro / PMBR
Os alunos Kauã Miguel Gonçalves e Rebeka Rosa foram delegados para a Etapa Estadual Jean Carlos Ribeiro / PMBR
A Conferência Municipal busca fortalecer a cidadania ambiental e a educação ambiental crítica, participativa, democrática e transformadora. Faz parte de um processo pedagógico que envolve escolas, comunidades e órgãos públicos.