O secretário chefe de gabinete, Marcelo Canella, aferiu a pressão arterial Júnior Silva / PMBR

Belford Roxo - A Prefeitura de Belford Roxo realizou ações do Novembro Azul – mês de conscientização sobre os cuidados com a saúde do homem e, especialmente, para a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata. A ação ofereceu uma série de serviços médicos e exames para os servidores municipais que atuam na sede da Prefeitura, no bairro São Bernardo.

Foram ofertados serviços, como, aferição de pressão arterial, verificação de glicemia capilar, vacinação (Influenza, Hepatite B, Gripe, Sarampo e Difteria e Tétano). Além disso, os servidores ainda contaram com coleta de sangue para exames laboratoriais (Hemograma, Perfil Lipídico, PSA, Sódio, Potássio, Glicose, Hemoglobina Glicada, Uréia, Creatinina, Ácido Úrico e Hepatograma), Regulação de Eletrocardiograma (ECG) e Teste Ergométrico.
“É importante que todos os homens participem dessa campanha, que é um alerta para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. Uma forma também de combater o preconceito e estimular o autocuidado entre os homens. Falar sobre saúde masculina no ambiente de trabalho é fundamental para quebrar tabus e incentivar a prevenção”, afirmou Luciene Ferreira, Superintendente de Atenção Básica, destacando que a campanha seguirá por outras secretarias municipais e também para a população.

O secretário municipal Especial Chefe de Gabinete, Marcelo Canella, prestigiou a ação e aproveitou para aferir a pressão arterial e realizar os exames com a coleta de sangue. “Importante o Novembro Azul para nós homens. Um simples exame que pode salvar vidas. Não deixe que o medo ou vergonha te impeçam de se cuidar. Faça exames, previna-se”, destacou o secretário.

A Secretaria Municipal de Saúde prosseguirá com a campanha do Novembro Azul para os servidores em várias secretarias de Belford Roxo. Na próxima segunda-feira (17/11), os profissionais de saúde estarão na Secretaria Municipal de Assistência Social, Defesa Civil (18/11), Saúde e Educação (19/11), Regulação (25/11), Serviços Públicos (26/11) e Transporte e Mobilidade Urbana (27/11).