Por felipe.martins
Sucesso de Cauã influenciou registros com seu nome a partir de 2000Divulgação

Rio - O número de crianças registradas com o nome Cauã aumentou 3.924% nos anos 2000. Segundo levantamento inédito do IBGE, o nome teve o maior crescimento no período, provavelmente influenciado pelo sucesso do ator global, Cauã Reymond.As variantes como Kauã, Kauam, Cauam e Kauan também estão entre os nomes que mais cresceram no período – no total, foram quase 150 mil registros e variações, segundo o Projeto Nomes no Brasil, divulgado ontem.

Estudo mostra, porém, que José e Maria continuam como nomes próprios mais comuns dos brasileiros.Segundo o órgão, 11,7 milhões de brasileiras se chamam Maria. É mais que o dobro de pessoas chamadas José, o nome de 5,7 milhões de homens brasileiros. Baseado no Censo de 2010, o levantamento compilou 130.348 nomes, durante as entrevistas em domicílios, sendo a maioria de mulheres: 72.814 – que representam mais da metade da população do país. O terceiro nome mais comum no país também é de mulher: Ana.

O coordenador do Projeto Nomes do Brasil, Carlos Lessa, confirma que os famosos influenciam as escolhas das famílias brasileiras, mas que essa relação nem sempre é clara. “Não temos certeza absoluta que é por esse fenômeno, mas tem indício. Por exemplo, Romário teve um crescimento na década de 1990, mas depois veio caindo, o que nos leva a crer que é por causa da Copa do Mundo, do momento do jogador, mas é sempre uma suposição”, ponderou.

Outra inspiração são os nomes bíblicos, que estão sempre em alta, como João, Francisco, Pedro, Paulo, Lucas e Gabriel.

Você pode gostar