Por felipe.martins

Brasília - Após inúmeras reviravoltas, os deputados marcaram para amanhã, às 16h, a eleição para presidente da Câmara. Até quatro horas antes será possível se candidatar. Nove parlamentares se inscreveram na disputa, que será em urna eletrônica. Um sorteio definirá a ordem dos discursos no plenário. Para ser eleito, o deputado precisará da maioria absoluta: 257 votos.Senão, haverá segundo turno. Em caso de empate, vence quem tiver o mais mandatos ou o mais idoso.

Única mulher oficialmente na disputa%2C Cristiane Brasil%2C do PTB do Rio%2C lançou sua candidatura nesta segunda-feiraReprodução Internet

Ontem, mais dois deputados formalizaram candidatura: Giacobo (PR-PR), 2º vice-presidente da Câmara, e Cristiane Brasil (PTB-RJ), filha do delator do mensalão, o ex-deputado federal Roberto Jefferson. O PMDB, com 66 deputados, tem dois nomes até o momento: Marcelo Castro (PI) e Fábio Ramalho (MG). Oficialmente já registraram candidaturas os deputados Fausto Pinato (PP-SP), Carlos Gaguim (PTN-TO), Carlos Manato (SD-ES) e Heráclito Fortes (PSB-PI). Também são aguardadas as candidaturas de Rodrigo Maia (DEM-RJ) e Rogério Rosso (PSD-DF). Há ainda a possibilidade de uma candidatura do Psol.

O deputado Ronaldo Fonseca (Pros-DF) disse que a votação do recurso de Eduardo Cunha (PMDB-RJ) na CCJ da Câmara sobre a cassação do mandato corre o risco de ficar para agosto, após o recesso. A reunião para votar o parecer está marcada para hoje, mas, segundo Fonseca, pode terminar sem que o parecer seja votado devido ao grande número de deputados inscritos, que já são mais de 30. Com isso, a votação poderia terminar amanhã, mas, com a eleição para a presidência da Casa, a reunião da CCJ corre o risco de se inviabilizar. “Infelizmente, depois de quinta-feira, não vai ter mais nada”, afirmou o relator.

Você pode gostar