Por luis.araujo

Brasília - O ministro da Educação, Mendonça Filho, irá anunciar na próxima quinta-feira uma reforma no currículo de estudantes do Ensino Médio no Brasil. De acordo com o 'Portal Brasil', do Governo Federal, o ministro irá trabalhar junto a sua base no Congresso Nacional para priorizar a votação do Projeto de Lei (PL) 6.840/2013, que propõe mudanças importantes nas séries finais do ensino regular.

A proposta estabelece que os currículos do ensino médio sejam organizados por áreas do conhecimento: linguagens, matemática, ciências da natureza e ciências humanas. A divisão visa priorizar a interdisciplinaridade e a aplicação dos conhecimentos em outras áreas.

Segundo Mendonça Filho, o governo irá trabalhar junto a sua base no Congresso para priorizar a votação do Projeto de LeiAgência Brasil

Com a mudança no currículo, no último ano, além das matérias básicas, o aluno deverá optar por uma das grandes áreas para aprofundar os estudos, de modo que o estudante possa se dedicar mais ao campo de seu interesse. 

Em 2015%2C mais de 6%2C7 milhões de brasileiros estavam matriculados no ensino médioValter Campanato/Agência Brasil

Se aprovado o PL, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) se tornaria obrigatório para os alunos. Outra medida prevista é que, nos próximos dez anos, 50% dos matriculados cumpram jornada escolar em tempo integral de, no mínimo, sete horas por dia, somando 4,2 mil horas em todo o ensino médio.

A reportagem do DIA tentou contato com o Ministro da Educação que, através de sua assessoria de imprensa, informou que no momento a reforma do ensino médio se encontra em discussão no Ministério da Educação e nenhuma informação poderia ser antecipada.

Reportagem de Luis Araujo

Você pode gostar