Por gabriela.mattos
Brasília - Diversas cidades registraram panelaço contra o pacote anticrise do governo federal, na noite desta quarta-feira, como no Rio de Janeiro, em São Paulo e Belo Horizonte. Nesta madrugada, o projeto foi aprovado na Câmara dos Deputados por 450 votos contra um. Apesar de terem desistido da anistia à prática do caixa dois, os deputados incluíram propostas polêmicas e retiraram projetos considerados essenciais.

No caso do Rio, houve panelaço em bairros da Zona Sul, como Leblon, Flamengo e Botafogo, e também na Zona Norte, como na Tijuca. Alguns moradores também gritaram "Fora Temer". O assunto tomou conta das redes sociais. Alguns internautas criticaram a manifestação. "É o cúmulo tentar mudar o país por meio da varanda de um apartamento", ironizou um deles. "Não tem jeito mesmo", lamentou outro. No entanto, o protesto foi elogiado por outros usuários da Web. "Parabéns a todos, isso tem que ser feito mesmo", disse.

Entre as medidas, o projeto prevê a tipificação do crime eleitoral de caixa dois, a criminalização do eleitor pela venda do voto e a transformação de corrupção que envolve valores superiores a 10 mil salários mínimos em crime hediondo. O texto agora seguirá para a apreciação do Senado Federal. Para o relator do pacote, deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS), o projeto foi completamente desconfigurado.