Coluna Esplanada: Código de conduta é lei da mordaça
Publicado recentemente no Diário Oficial da União, é um manual de bom comportamento, mas esconde ameaças
Rio - ??Publicado recentemente no Diário Oficial da União, o Código de Conduta Ética do servidor federal já recebeu um apelido. A “Lei da Mordaça” é um manual de bom comportamento, mas esconde ameaças. Dá gancho para punições em caso de expressão de opiniões contra a “honorabilidade” e o desempenho funcional de outro agente público. Para um bom entendedor, servidor agora não pode criticar o chefe e nem ministros investigados ou condenados.
Proibição virtual
Publicidade
O texto do Código não esqueceu também das redes sociais: “...o agente público não deve, de forma deliberada, realizar ou provocar exposições nas redes sociais ou em mídias alternativas”.
Recorrentes
Publicidade
O Cadastro Nacional de Empresas Inidôneas e Suspensas, criado em 2008, registra 13 mil penalidades aplicadas a pessoas físicas e jurídicas. Algumas delas respondem a mais de um processo.
Crise braba
Publicidade
Dias bicudos prejudicam a vaquinha dos movimentos sociais para sustentar os protestos contra o governo. Grupos pretendem voltar às ruas em janeiro.
Saco de bondades
Publicidade
Cinco Medidas Provisórias foram publicadas no Diário Oficial da União às vésperas do Natal. Três delas interessam ao trabalhador, como a que permite a movimentação do FGTS de contas inativas até 2015. A segunda prorroga o prazo de vigência do seguro- desemprego e a terceira, legaliza imóveis da União para assentamentos na Amazônia.
Processo eleitoral
Publicidade
Cronograma para eleição da Mesa Diretora para o segundo biênio na Câmara já é conhecido. O registro de candidaturas vai até o dia 1º de fevereiro e a eleição será no dia seguinte.
Espera
Publicidade
Além da primeira vice-presidência da Câmara, a bancada do PMDB quer ocupar uma suplência da Mesa Diretora. A definição depende dos blocos partidários que serão formados.
Ano inteiro
Publicidade
O champanhe é lembrado como um símbolo do Ano Novo, mas as vendas mostram que tem muita gente bebendo Chandon. Na Americanas.com foram vendidas 34 mil garrafas em 2016.
Fé nas vendas
Publicidade
A maioria dos centros comerciais fecha hoje à noite para aproveitar as vendas. Após três anos de expectativas negativas, o comércio voltou a acreditar em um período natalino no azul, pelo menos em São Paulo.
Espírito natalino
Publicidade
Cardeal Orani João Tempesta, arcebispo metropolitano do Rio de Janeiro, lembra que no Natal vivemos o mistério do encontro entre o céu e a terra, entre o divino e o humano. “Deus torna-se humano para que o homem se torne divino”.
Operacional
Publicidade
A Força Aérea Brasileira concluiu um silencioso processo de reestruturação administrativa, iniciado em 2015. Foram extintos os comandos aéreos e as bases aéreas. Foram criadas 15 Alas (unidades aéreas isoladas), muito mais focadas em sua missão fim, ou seja, muito mais tática.
Modernização
Publicidade
Num extenso artigo distribuído internamente nesta semana, o comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato, explica que a as atividades de rotina como compra de material, por exemplo, serão executadas por órgãos especializados. “Em outras palavras, abrimos o caminho para as modificações operacionais”, diz ele.
Tudo de bom
Publicidade
Gente, um feliz Natal para você. Abraço fraternal da equipe da Coluna. Que a harmonia e as bênçãos de Deus envolvam a sua família e seus amigos.
Ponto Final
Publicidade
“Está aí o resumo da roubalheira no nosso país”, de um entregador de jornal em um sinal próximo ao Congresso Nacional.