Por adriano.araujo

Rio - ??Publicado recentemente no Diário Oficial da União, o Código de Conduta Ética do servidor federal já recebeu um apelido. A “Lei da Mordaça” é um manual de bom comportamento, mas esconde ameaças. Dá gancho para punições em caso de expressão de opiniões contra a “honorabilidade” e o desempenho funcional de outro agente público. Para um bom entendedor, servidor agora não pode criticar o chefe e nem ministros investigados ou condenados.

Proibição virtual

O texto do Código não esqueceu também das redes sociais: “...o agente público não deve, de forma deliberada, realizar ou provocar exposições nas redes sociais ou em mídias alternativas”.

Recorrentes

O Cadastro Nacional de Empresas Inidôneas e Suspensas, criado em 2008, registra 13 mil penalidades aplicadas a pessoas físicas e jurídicas. Algumas delas respondem a mais de um processo.

Crise braba

Dias bicudos prejudicam a vaquinha dos movimentos sociais para sustentar os protestos contra o governo. Grupos pretendem voltar às ruas em janeiro.

Saco de bondades

Cinco Medidas Provisórias foram publicadas no Diário Oficial da União às vésperas do Natal. Três delas interessam ao trabalhador, como a que permite a movimentação do FGTS de contas inativas até 2015. A segunda prorroga o prazo de vigência do seguro- desemprego e a terceira, legaliza imóveis da União para assentamentos na Amazônia.

Processo eleitoral

Cronograma para eleição da Mesa Diretora para o segundo biênio na Câmara já é conhecido. O registro de candidaturas vai até o dia 1º de fevereiro e a eleição será no dia seguinte.

Espera

Além da primeira vice-presidência da Câmara, a bancada do PMDB quer ocupar uma suplência da Mesa Diretora. A definição depende dos blocos partidários que serão formados.

Ano inteiro

O champanhe é lembrado como um símbolo do Ano Novo, mas as vendas mostram que tem muita gente bebendo Chandon. Na Americanas.com foram vendidas 34 mil garrafas em 2016.

Fé nas vendas

A maioria dos centros comerciais fecha hoje à noite para aproveitar as vendas. Após três anos de expectativas negativas, o comércio voltou a acreditar em um período natalino no azul, pelo menos em São Paulo.

Espírito natalino

Cardeal Orani João Tempesta, arcebispo metropolitano do Rio de Janeiro, lembra que no Natal vivemos o mistério do encontro entre o céu e a terra, entre o divino e o humano. “Deus torna-se humano para que o homem se torne divino”.

Operacional

A Força Aérea Brasileira concluiu um silencioso processo de reestruturação administrativa, iniciado em 2015. Foram extintos os comandos aéreos e as bases aéreas. Foram criadas 15 Alas (unidades aéreas isoladas), muito mais focadas em sua missão fim, ou seja, muito mais tática.

Modernização

Num extenso artigo distribuído internamente nesta semana, o comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato, explica que a as atividades de rotina como compra de material, por exemplo, serão executadas por órgãos especializados. “Em outras palavras, abrimos o caminho para as modificações operacionais”, diz ele.

Tudo de bom

Gente, um feliz Natal para você. Abraço fraternal da equipe da Coluna. Que a harmonia e as bênçãos de Deus envolvam a sua família e seus amigos.

Ponto Final

“Está aí o resumo da roubalheira no nosso país”, de um entregador de jornal em um sinal próximo ao Congresso Nacional.

Você pode gostar