Por thiago.antunes
Brasília - Joguem a pipoca no forno e sintonizem a TV Justiça em alguns meses, porque vai começar guerra que fará dos embates entre Joaquim Barbosa e Gilmar Mendes uma matinê. Qualquer relação com disputa de apadrinhados políticos no STF é pura realidade.
Não é coincidência o ministro Edson Fachin, um admirador declarado de Dilma e PT, correr para pegar a relatoria. Tampouco Alexandre de Moraes, da turma do PSDB e PMDB, já surgir como o potencial futuro revisor do processo da Lava Jato.
Publicidade
Lembrete 1
Ontem a Coluna citou que países como Guatemala e Peru têm sistemas imunes a decisões políticas para escolha de ministros da alta Corte. E dá certo.
Publicidade
Lembrete 2
Balela a conversa de que há isenção total no Judiciário. Pode-se não ter uma sentença política, mas inevitável citar a contribuição política para decisões judiciais.
Publicidade
Corruptur
Em Curitiba agência incluiu o circuito Lava Jato para turistas (visita MP, PF, presídio). Em Lima, Peru, existe o roteiro Corruptur, por órgãos ligados ao ex-presidente Fujimori
Publicidade
Olho nos ‘chinas’...
O presidente da Embratur, Vinícius Lummertz, bateu um papo ontem com o presidente da Argentina, Ricardo Macri, durante a visita oficial que faz a Brasília. Macri revelou que pretende ter parceria com o Brasil para atrair os turistas asiáticos – em especial os chineses. A China ‘exporta’ 120 milhões de turistas por ano.
Publicidade
...e nos Yankees
O Brasil recebeu 55 mil turistas chineses em 2015, e a Argentina em torno de 35 mil. O governo brasileiro trabalha para derrubar exigência do visto para norte-americanos. A Argentina fez isso e viu crescer em 55% a entrada de yankees em Buenos Aires.
Publicidade
Novo golpe
‘Sequestro na UTI’ é o novo golpe. Ocorre em hospitais de Goiás. Quadrilha liga pra familiares de pacientes e um se passa por médico. Exige pagamento imediato em TED para uma conta, senão não faz cirurgia para salvar vida do paciente.
Publicidade
Te cuida, Cartes
Os paraguaios estão atentos e começaram a se revoltar contra manobra jurídico-política do presidente Horácio Cartes, que quer copiar o colega Evo Morales (Bolívia) e mexer na Constituição para tentar reeleição por tempo indeterminado.
Publicidade
Novo cangaço
O professor e escritor Luiz Serra está desolado. Enviou pacote de 50 exemplares do seu livro “Rei do Cangaço” e bandidos assaltaram o caminhão dos Correios na chegada a Natal (RN), onde pretendia fazer lançamento. “Será que irão ler? É a minha esperança!”
Publicidade
Diagnóstico...
O Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo dará celeridade à sindicância que apura o deslize ético da reumatologista Gabriela Munhoz, 31 anos, demitida do Hospital Sírio-Libanês após ter enviado mensagens a ex-colegas de faculdade em que confirmava o diagnóstico da ex-primeira- dama Marisa Letícia.
Publicidade
...acelerado
Para dirigentes da entidade, a profissional, que bateu panela e foi às ruas da Avenida Paulista pelo impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, cometeu “falta gravíssima ao descumprir a recomendação de manter sigilo total sobre informações de pacientes”.
Publicidade
Registro
O neurocirurgião Richam Ellakkis também corre risco de perder registro profissional após divulgar comentários sobre os procedimentos médicos realizados na ex-primeira dama: “Tem que romper no procedimento. Daí já abre pupila. E o capeta abraça ela.”
Publicidade
Manguinhos
A assessoria da Refinaria de Manguinhos avisa que não é passivo e está errado o valor de multas e ICMS, citado aqui, devido ao Governo do Rio, alvo de processo administrativo na Secretaria de Fazenda. Informa que não é um passivo.
Publicidade
Ponto Final
O prefeito paulistano João Dória poderia explicar melhor ao cidadão a frase “Todo trocador quer ser motorista”. Há muita gente que sonha mais alto, para no mínimo vestir uma camiseta Ralph Lauren.
Publicidade
Coluna de Leandro Mazzini