Por thiago.antunes

Brasília - Um rapaz ainda não identificado invadiu, na noite desta quarta-feira, o Palácio da Alvorada, e teve o carro atingido por tiros. O jovem, que estava dirigindo uma espécie de van ou SUV prata chegou à portaria do Alvorada como se fosse se identificar para entrar. Quando o segurança foi abordá-lo, o rapaz acelerou, derrubou o portão de entrada e invadiu a residência oficial da Presidência da República. É a primeira vez que o local registra este tipo de ocorrência em sua história.

Ao perceber o incidente, um soldado do Exército que estava no local disparou de escopeta em direção ao carro. Pelo menos cinco tiros foram feitos e o motorista, que aparenta ser menor, só parou o veículo perto da igrejinha do Alvorada. Em seguida, o rapaz saiu correndo e se escondeu nos jardins do palácio. A segurança vasculhou a área e ele foi encontrado minutos depois.

O jovem, que não foi atingido por nenhum tiro, falava frases desconexas quando foi abordado. A Polícia Federal está no local para investigar o ocorrido. Em um áudio obtido pelo DIA, um dos soldados de plantão relata o incidente. "Um cara invadiu. O Guarda Verde ficou desconfiado quando ele chegou e na hora da abordagem ele acelerou. Foram feitos disparos, viemos e tentamos cobrir. Acredito que o alvo era o Jaburu, porque não tinha ninguém aqui. Corremos para pegá-lo e a reação foi acionar a Guarda Verde", diz o militar. 

Carro do jovem foi atingido por pelo menos seis disparosWhatsApp O DIA (98762-8248)

Uma perícia foi realizada no local e o rapaz foi detido. O presidente Michel Temer e sua família não moram no Alvorada, mas no Palácio do Jaburu. Temer, que estava no Planalto na hora do ocorrido, foi informado pelo ministro-chefe do Gabinete de Segurança Interna (GSI), general Sérgio Etchegoyen, do episódio. Depois do incidente, o acesso ao Palácio da Alvorada foi fechado.

Portão do Palácio Alvorada arrancado após incidenteWhatsApp O DIA (98762-8248)

Em nota, o GSI informou que o motorista recebeu "orientação para reduzir a velocidade e acelerou abruptamente". Confiram o documento na íntegra:

"Por volta das 19 horas de hoje, um vei?culo, apo?s receber orientac?a?o para reduzir a velocidade e identificar-se, acelerou abruptamente e ultrapassou a grade de protec?a?o que da? acesso ao Pala?cio Alvorada. Foram realizados disparos de arma de fogo de adverte?ncia e, em seguida, contra o vei?culo que parou na a?rea interna do Pala?cio. O motorista, sem ferimentos e, aparentemente menor de idade, foi conduzido pela Poli?cia Federal, que realizara? as investigac?o?es"

Você pode gostar