Luislinda Valois renunciou o ministério dos Direitos Humanos nesta segunda-feira - Marcello Casal Jr./Agência Brasil
Luislinda Valois renunciou o ministério dos Direitos Humanos nesta segunda-feiraMarcello Casal Jr./Agência Brasil
Por ESTADÃO CONTEÚDO

Brasília - A Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência da República divulgou nota oficial nesta segunda-feira para confirmar a saída de Luislinda Valois do cargo de ministra dos Direitos Humanos. "A ministra dos Direitos Humanos, Luislinda Valois, entregou o cargo na tarde de hoje. Responderá interinamente pela pasta o chefe da Subchefia para Assuntos Jurídicos da Casa Civil, Gustavo do Vale Rocha, que acumulará ambas as funções", diz a Secom.

A exoneração e a nomeação do novo ministro serão publicadas nesta terça-feira, no Diário Oficial da União. O titular da SAJ já havia sido cotado para assumir outras pastas no governo e foi citado inclusive como uma possibilidade de cuidar do ministério extraordinário da Segurança, que Temer prometeu criar em breve.

Vale Rocha se tornou um homem de confiança do presidente, mas é figura controversa dentro do governo, sempre lembrado por ter advogado para o ex-presidente da Câmara, Eduardo Cunha. Segundo fontes do Planalto, Temer avaliava trazer a secretaria de Direitos Humanos de volta para o Ministério da Justiça. No entanto, agora com a nomeação de Vale Rocha, Temer deve manter a pasta com status de ministério.

Em dezembro do ano passado, Luislinda Valois pediu desfiliação do PSDB para permanecer no cargo mesmo após o desembarque dos tucanos do governo. Alvo de polêmicas e criticada no Planalto por ter uma atuação "apagada", Luislinda, no entanto, já estava praticamente descartada na equipe. Temer buscava apenas um substituto.

 

Você pode gostar
Comentários