A jararaca vive em ambientes úmidos como beiras de rios e córregos, onde também se encontram os ratos e sapos, suas caças mais procuradas. - Divulgação/ Corpo de Bombeiros
A jararaca vive em ambientes úmidos como beiras de rios e córregos, onde também se encontram os ratos e sapos, suas caças mais procuradas.Divulgação/ Corpo de Bombeiros
Por O Dia

Barbacena - Uma equipe do Corpo de Bombeiros capturou uma jararaca de cerca de um metro de comprimento na noite de quinta-feira, em Barbacena.

De acordo com a ocorrência, a moradora de uma casa na Rua Coronel João Ferreira de Castro, no Bairro Jardim, informou que havia uma cobra próxima a arbustos no quintal. A residência dela faz divisa com uma área de mata do Instituto Federal de Educação Tecnológica (Ifet).

Jararaca estava enrodilhada em quintal de casa. - Divulgação/ Corpo de Bombeiros

O tenente Tomaz, do Corpo de Bombeiros de Barbacena, explicou que com o período chuvoso, a equipe de bombeiros tem realizado uma média de três a quatro capturas por semana. "É o réptil mais comum e mais perigoso da região. A jararaca costuma morar em barrancos e com a chuva ela acaba sendo deslocada do seu habitat", explicou.

Os militares usaram um gancho para captura do animal e colocaram a serpente em compartimento adequado. Foi verificado que se tratava de uma jararaca, que é uma espécie venenosa.

A cobra será encaminhada nesta sexta-feira (16) para a companhia da Polícia Militar de Meio Ambiente.

Cobra é uma das mais perigosas do Brasil

A jararaca, mais conhecida como "Bothrops jararaca", é uma serpente que chega a medir até 1,6 m e habita toda a região Sudeste e também a região Sul. 

Ela possui um corpo marrom com manchas triangulares escuras, faixa horizontal preta atrás do olho e região ao redor da boca com escamas de cor ocre uniforme.

A cobra jararaca é a responsável por grande parte dos acidentes ofídicos registrados em sua área de atuação. Segundo bombeiros, ela prepara o bote ao ver a aproximação de qualquer ser. Vive em ambiente preferencialmente úmido, como beiras de rios e córregos onde também se encontram os ratos e sapos, suas caças mais procuradas.

Geralmente de hábitos noturnos, ela dorme durante o dia debaixo de folhagens secas e úmidas e sai, geralmente à noite, após as chuvas.

Você pode gostar
Comentários