Gerson Albuquerque e companheiros são algemados e detidos em presídio em Pernambuco. - Reprodução
Gerson Albuquerque e companheiros são algemados e detidos em presídio em Pernambuco.Reprodução
Por O Dia

Pernambuco - O youtuber Gerson Albuquerque e três amigos foram detidos ao tentar invadir um presídio nesta terça-feira. Eles queriam gravar uma pegadinha inspirada na série La Casa de Papel, da Netflix.

Gerson disse a um canal de televisão que o grupo entrou no estacionamento do presídio. A intenção, segundo ele, era gravar um vídeo dançando e comendo pão em frente ao Centro de Observação Criminológica e Triagem Professor Everardo Luna (Cotel). "O plano era apenas passar na frente do Cotel. A gente não tinha, em nenhum momento, a intenção de entrar ou fazer a menção de assalto".

Confira o vídeo:

Ele disse que a polícia deu uma versão diferente da que aconteceu na realidade. "Eles disseram que o portão estava fechado, mas estava aberto. Nós estávamos carregando uma sacola de pão e estávamos com as máscaras nos braços, na altura do cotovelo, e não no rosto", argumentou. O youtuber disse, em entrevista, que imaginou que os agentes entenderiam que se tratasse de uma brincadeira.

Gerson contou que foi reconhecido por uma fã, que estava reunida com outras mulheres no local. Quando os rapazes se aproximaram do grupo, ele conta à TV que agentes fizeram a abordagem, pediram para que eles vestissem as máscaras e tiraram fotos.

O grupo foi detido por policiais ao invadir o estacionamento do Cotel de Abreu e Lima, em Pernambuco. "Amanhã vocês têm que ver, até abordado a gente foi. Eu nunca vi tanta polícia como hoje", contou Gerson em um vídeo após o ocorrido.

Ele publicou vídeos em seu Instagram na noite da última segunda-feira em que dizia se preparar para gravar uma brincadeira. Ele e mais três amigos vestiam macacões vermelhos e máscaras de Salvador Dalí, em referência à série da Netflix na qual um grupo de criminosos executa um assalto à Casa da Moeda da Espanha.

Gerson Albuquerque tem mais de 2 milhões de inscritos em seu canal no Youtube. Ele costuma publicar vídeos com pegadinhas sugeridas por internautas. Em um deles, Gerson perguntou a policiais se havia alguma boca de fumo nas redondezas, em outro, provocou uma confusão com uma travesti que estava a espera de fazer um programa em um ponto.

A Secretaria Executiva de Ressocialização de Pernambuco informou por meio de nota que "os agentes penitenciários realizaram a abordagem e os encaminharam à Delegacia de Paulista [cidade vizinha] para providências legais cabíveis".

"É de uma irresponsabilidade inimaginável. Foi uma ação arriscada e que só não teve um final trágico graças à experiência dos nossos agentes penitenciários. Recentemente, 21 pessoas morreram numa tentativa de resgate no presídio do Pará. Na ação de hoje, o grupo poderia facilmente ser confundido com estes mesmos criminosos", falou Pedro Eurico, secretário de Justiça e Direitos Humanos de Pernambuco, por meio de nota.

No vídeo, Gerson chama seus amigos por apelidos: Belém, Paraíba e Minas Gerais. Essa é outra referência à série, uma vez que os personagens usam nomes de cidades de todo o mundo como codinome.

*Com informações do Estadão Conteúdo

Você pode gostar