Rio - Uma peça publicitária da marca de chocolates Kopenhagen foi alvo de críticas nas redes sociais. Placa na vitrine de uma das suas dezenas de lojas, que viralizou na web, cita dois famosos produtos da casa: a Língua de Gato e o Chumbinho. Esta última são bolinhas de chocolate. Na propaganda, há uma caixa de cada produto interagindo. "Eu acho que vi um gatinho", diz a caixa de Chumbinho; "Eu acho que lambi um Chumbinho", lê-se em cima da caixa de Língua de Gato. A campanha irritou internautas.
"Num mundo onde lutamos para coibir maus-tratos, vem uma campanha sem graça e absolutamente infeliz para fazer apologia a maus-tratos...", critica uma leitora. "Luta-se há anos contra os maus-tratos, e a Kopenhagen faz um produto e uma campanha de mau gosto como essa", diz outra publicação. "Ao falar de Chumbinho, a primeira coisa que muita gente vai lembrar é do veneno, não do chocolate de vocês, e isso pegou muito mal. Por favor, troquem o nome do produto e deem uma chamada de atenção na equipe que produziu a peça. Foi um tiro no pé, e dos feios", criticou uma terceira internauta.
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Para a presidente da União Internacional Protetora dos Animais (Uipa), Vanice Teixeira Orlandi, a campanha foi infeliz.
"Eu acho que qualquer menção a envenenamento não deve ser levada na brincadeira. Esta prática vitima muitos animais e os gatos são os mais atingidos, porque são mais difíceis de serem contidos. Às vezes os vizinhos não gostam do animal e deixam o chumbinho para envenená-lo", lamentou Orlandi, que já teve um labrador vítima de envenenamento.
Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), chumbinho é um produto clandestino, irregularmente utilizado como raticida. Não possui registro em nenhum outro órgão de governo e não deve ser utilizado sob nenhuma circunstância. Em geral, trata-se de venenos agrícolas de uso exclusivo na lavoura como inseticida, desviado do campo para os grandes centros para serem indevidamente utilizados como raticidas. A compra e venda de chumbinho configuram crime.
A Kopenhagen divulgou uma nota em sua página no Facebook alegando que a ação foi isolada e desalinhada com os valores da marca. "Gostaríamos de informar que uma placa que estava presente em uma de nossas lojas foi retirada. A mensagem não condiz com nenhuma campanha atual da marca e muito menos com a ideia de que a Kopenhagen endossa maus-tratos a animais."
A empresa afirmou ainda que está atenta para evitar situações similares no futuro.