Milhares de pessoas cantaram e vibraram ao som da marujada do Boi Caprichoso no primeiro dia do Festival Folclórico de Parintins - Renan Schuindt / O Dia
Milhares de pessoas cantaram e vibraram ao som da marujada do Boi Caprichoso no primeiro dia do Festival Folclórico de ParintinsRenan Schuindt / O Dia
Por Rodrigo Teixeira e Renan Schuindt*

Amazonas - O Boi Caprichoso abriu nesta sexta-feira o 53° Festival Folclórico de Parintins e luta pelo bicampeonato. O Touro Negro contou com participação de Dona Onete no Auto do Boi e ainda teve um pajé voador que encantou a galera azulada e recebeu elogios do ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, que também acompanhou a festa do Boi Vermelho, o Garantido.

"É uma honra muito grande, eu estou profundamente emocionado. Já tinha visto pela televisão, mas pessoalmente é possível sentir a força e a energia que tem aqui. Recomendo a todos que venham e vivam essa experiência pessoalmente. É algo que certamente ficará para sempre na memória", destacou Sérgio Sá Leitão, que participou pela primeira vez do Festival Folclórico de Parintins.

Dona Onete, um dos principais nomes do carimbó no país, participou do Festival Folclórico de Parintins pela primeira vez. A cantora trouxe canções de seu repertório e participou do último ato da noite do Caprichoso, o ‘Auto do Boi’.

Milhares de pessoas cantaram e vibraram ao som da marujada do Boi Caprichoso no primeiro dia do Festival Folclórico de Parintins - Renan Schuindt / O Dia

A união entre Dona Onete e Caprichoso celebrou o do bumbá para este ano, 'Sabedoria Popular - Uma Revolução Ancestral', que contou com um ‘pajé voador’. Esse último voou em um drone no Bumbódromo para ‘ressuscitar’ o Boi Caprichoso, o que levou a galera ao delírio.

“Uma alegria cantar aqui em Parintins. Foi um convite da Socorrinha, que eu não pude negar”, afirmou Dona Onete, que tem em julho uma agenda internacional de shows pela Europa e Ásia.

Milhares de pessoas cantaram e vibraram ao som da marujada do Boi Caprichoso, que abriu os desfiles do primeiro do Festival de Parintins, e ao som da batucada do Boi Garantido. Com o tema Brincadeira de São João, o Caprichoso levou para a arena alegorias que mesclavam tradições populares e tecnologia. Já o Garantido, com o tema Auto da Resistência, levantou o público com as toadas amazônicas.

Bois receberam incentivo fiscal da Lei Rouanet

O ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão destacou ainda a força do 53° Festival Folclórico de Parintins, que é beneficiada pelo mecanismo de incentivo fiscal da Lei Rouanet. Na avaliação do ministro, a festa, além de ter grande valor cultural, é um grande vetor de desenvolvimento. Com incentivos da Lei Rouanet, a apresentação dos Bois Garantido e Caprichoso captou R$ 2,25 milhões até junho. O projeto foi aprovado em dezembro de 2017 e obteve autorização para captar até R$ 8,2 milhões. "É uma festa vibrante, de grande excelência artística. O festival é uma prova de como a cultura tem um papel fundamental no crescimento da economia do País, gerando emprego e renda", afirmou.

Antes dos desfiles, o ministro visitou a concentração dos bois Caprichoso e Garantido, no Centro Cultural Amazonino Mendes, conhecido como Bumbódromo. Recebido com festa pelos dirigentes das duas equipes, Sá Leitão esteve acompanhado do secretário de Cultura do Amazonas, Denilson Novo, e pelo secretário-executivo de cultura do estado, Divaldo Martins. Durante as apresentações dos dois bois, o ministro se encontrou com o governador do Amazonas, Amazonino Mendes.

* Repórter e repórter cinematográfico viajam à convite da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur) para cobrir o Festival Folclórico de Parintins de 2018.

Você pode gostar