Quatro pessoas pegaram kit churrasco de vereador - Reprodução/ Pixabay
Quatro pessoas pegaram kit churrasco de vereadorReprodução/ Pixabay
Por O Dia

Arapoti - O Ministério Público do Paraná denunciou um vereador e um correligionário por distribuir kits de churrasco em troca de votos. O crime eleitoral investigado aconteceu em Arapoti, no Paraná.  De acordo com a TV RPC, o denunciado é Giovanni Aparecido Carneiro (PP). De acordo com a denúncia, os dois forneceram a eleitores “kits” com valor estimado de R$ 150, para a compra de carne, carvão e cerveja, em troca de votos, nas últimas eleições. O vereador ainda teria prometido facilitar o processo de aposentadoria de uma eleitora junto ao INSS.

Os fatos foram apurados pela Promotoria com depoimentos de testemunhas, busca e apreensão e interceptações telefônicas. Foi verificado que o vereador, então candidato, e o correligionário teriam deixado vários desses “kits” acertados em um supermercado da cidade. Os produtos deveriam ser distribuídos a uma determinada relação de pessoas – pelo menos quatro buscaram o material. Para a promessa de auxílio com a aposentadoria, recolheram diversos documentos com a vítima, como laudos médicos e guias do INSS.

As duas situações são enquadradas como crime pelo Código Eleitoral. Caso a denúncia seja julgada procedente, os denunciados podem ser condenados a pena de até quatro anos de reclusão e multa – o vereador também pode perder o cargo.

Você pode gostar