Refugiados venezuelanos abrigados em instalações provisórias em Boa Vista - Marcelo Camargo/Agência Brasil
Refugiados venezuelanos abrigados em instalações provisórias em Boa VistaMarcelo Camargo/Agência Brasil
Por Agência Brasil

Brasília - A pedido do Tribunal Regional Federal da 1ª Região foi reaberta a fronteira de Roraima com a Venezuela. A informação foi confirmada pela 1ª Vara Federal de Roraima. Segundo a delegacia da Polícia Federal em Pacaraima, a determinação começou a ser cumprida por volta das 10h desta terça-feira. O acesso dos venezuelanos ao estado ficou suspenso por pelo menos 15 horas.

Na segunda-feira, o juiz federal Helder Girão Barreto, da 1ª Vara da Federal de Roraima, havia decretado, liminarmente, a suspensão da entrada de imigrantes venezuelanos no Brasil, via fronteira do país com o Estado.

De acordo com a 1ª Vara Federal, a decisão do TRF-1 foi recebida agora de manhã, endereçada ao juiz federal Helder Girão Barreto, responsável pela liminar que determinou o fechamento da fronteira, sob a justificativa de impedir a entrada de imigrantes daquele país.

A decisão do TRF-1 atende a recurso da Advocacia-Geral da União (AGU), que recorreu na segunda-feira da liminar concedida por Barreto. Em nota, a AGU informou que o TRF-1 reconheceu “grave violação às ordens pública e jurídica”, apontada anteriormente por ela, e que a suspensão da entrada de imigrantes contraria o objetivo principal da ação ajuizada pelo Ministério Público Federal e pela Defensoria Pública da União.

Você pode gostar