Povo indígena Pankararu denuncia incêndio em escola e posto de saúde da aldeia - Reprodução/ Facebook/ Povo Pankararu
Povo indígena Pankararu denuncia incêndio em escola e posto de saúde da aldeiaReprodução/ Facebook/ Povo Pankararu
Por O Dia

Rio - Uma escola municipal e uma Unidade de Saúde da Família de aldeia indígena Bem Querer de Baixo, em Jatobá, sertão de Pernambuco, foram incendiados na madrugada desta segunda-feira. A comunidade indígena Povo Pankararu denunciou os incêndios por meio da página no Facebook nesta segunda-feira. Segundo o relato, os prédios foram criminosamente destruídos.

A Polícia Civil de Pernambuco informou que investiga a motivação e os suspeitos do incêndio. Segundo a corporação, há uma equipe realizando a perícia nos locais e será aberto um inquérito policial para investigar o caso, que está sob o comando do delegado Daniel Angeli.

Povo indígena Pankararu denuncia incêndio em escola e posto de saúde da aldeia - Reprodução/ Facebook/ Povo Pankararu

"Hoje nosso povo acorda com uma escola e um PSF destruídos pelo fogo do ódio, preconceito e da intolerância. A Escola São José e o PSF, prédios da Prefeitura de Jatobá, localizados na aldeia Bem Querer de Baixo, foram criminosamente incendiados tendo praticamente perda total da estrutura física, móveis, documentos, equipamentos... Pouca coisa se salvou", diz a publicação.

A comunidade lembra que a aldeia Bem Querer de Baixo é uma das principais áreas de conflitos entre indígenas e posseiros e obteve recentemente ganho de causa pela reintegração de posse do território.

"Os maiores prejudicados são as crianças sem escola nas vésperas do fim do ano letivo, a comunidade sem o Posto de Saúde da Família onde eram realizados cerca de 500 atendimentos mensais e a nossa alma que é constantemente ferida, machucada... Mas jamais silenciada", acrescenta a nota.

Por fim, a comunidade pede investigação e justiça: "Que a Força Encantada nos proteja." 

Você pode gostar