Policiais civis de todo o país participam de uma ação nacional de combate ao tráfico de drogas nas proximidades e dentro das escolas - Reprodução/ GloboNews
Policiais civis de todo o país participam de uma ação nacional de combate ao tráfico de drogas nas proximidades e dentro das escolasReprodução/ GloboNews
Por ESTADÃO CONTEÚDO

Brasília - Uma operação do Ministério da Segurança Pública e da Polícia Civil prendeu 370 pessoas, entre elas 137 em flagrante, e apreendeu 85 adolescentes em uma ação para coibir o tráfico de drogas nas proximidades e no interior de 51 escolas públicas e privadas do País. A polícia apreendeu ainda R$ 95 mil, 184 armas, 23 veículos, além de aparelhos eletrônicos.

Ao todo, 4,6 mil policiais cumpriram mandados de prisão, busca e apreensão nos 26 Estados e no Distrito Federal. A Operação Anjos da Lei é coordenada pelo ministério em conjunto com o Conselho Nacional de Chefes de Polícia Civil. A ação foi realizada nas proximidades (até 400 metros) de colégios públicos e particulares.

Segundo o ministro da Segurança, Raul Jugmann, o objetivo é evitar que os jovens sejam capturados pelo tráfico. "Sabemos que, infelizmente, o tráfico ronda nossas escolas, os estudantes e busca sobretudo, desde idade tenra, levar jovens e estudantes a usarem drogas."

Em São Paulo, participaram cerca de mil policiais dos dez Departamentos do Interior (Deinter), além do Departamento da Grande São Paulo (Demacro) e da Capital (Decap). Em Jundiaí, na região de Campinas, aproximadamente quatro mil pinos de crack foram apreendidos a cerca de cem metros de duas escolas. Um homem foi preso em flagrante pelo crime.

É a 4ª operação nacional feita desde maio pela Polícia Civil. A primeira operação foi a Luz da Infância, no combate a abuso sexual de menores, com 251 prisões. Em agosto, houve a Cronos, contra homicídios, com 3,3 mil prisões. E a última foi a Midas, em setembro, no combate aos crimes de roubo e latrocínio, com mais de 4 mil prisões.

Você pode gostar