Suspeito atirou contra fiéis dentro de igreja na região central de Campinas, na tarde desta terça-feira - Maycon Soldan/FotoArena/Estadão Conteúdo
Suspeito atirou contra fiéis dentro de igreja na região central de Campinas, na tarde desta terça-feiraMaycon Soldan/FotoArena/Estadão Conteúdo
Por O Dia

Campinas - A quinta vítima do atentado à Catedral Metropolitana de Campinas, na terça-feira, faleceu no início da tarde desta quarta-feira. Heleno Severo Alves, de 84 anos, era o único ferido em estado grave. Ele foi atingido por dois disparos nas regiões do tórax e abdômen e passou por cirurgia no Hospital Municipal Mário Gatti na terça-feira. Ele estava na Unidade de Terapia Intensiva, mas não resistiu e faleceu às 13h25.

Além de Heleno, as outras vítimas fatais, além do próprio atirador, foram José Eudes Gonzaga, 68 anos, Cristofer Gonçalves dos Santos, 38, Sidnei Vitor Monteiro, 39, e Elpídio Alves Coutinho, 67, mortos dentro da igreja.

No início da tarde desta quarta, a Catedral de Campinas foi reaberta com uma missa para homenagear as vítimas. Euler Grandolpho, de 49 anos, entrou na terça-feira na igreja e matou quatro pessoas a tiros, antes de tirar a própria vida. Ainda não foram esclarecidas as razões do ataque. Foram colocadas flores em homenagem aos mortos no portão principal da catedral.

Na Praça José Bonifácio, em frente ao templo, um grupo de curiosos e jornalistas se aglomeram no local. Uma viatura da Guarda Civil Metropolitana está próxima à escadaria da catedral. O caso virou destaque na imprensa internacional.

No centro de Campinas, no entanto, o comércio funciona normalmente, sem sinais da tragédia do dia anterior. O prefeito Jonas Donizette (PSB) decretou ainda na terça-feira luto oficial de três dias. A expectativa é que os velórios das vítimas ocorram a partir desta quarta-feira (12).

Quatro pessoas que foram baleadas foram socorridas. Destas, apenas um homem de 84 anos está em estado grave. Heleno Severo Alves, de 84, foi atingido por dois disparos nas regiões do tórax e abdômen e passou por cirurgia no Hospital Municipal Mário Gatti. Agora ele está na Unidade de Terapia Intensiva.

Feridos recebem alta

A Prefeitura de Campinas informou que Jandira Prado Monteiro, de 65 anos, que estava em observação no Hospital Municipal Mário Gatti recebeu alta na manhã desta quarta-feira. Ela teve lesões na mão direita e no tórax e fraturou a clavícula. 

Maria de Fátima Frazão Ferreira, de 68 anos, também recebeu alta. Ela foi levada ao Hospital de Clínicas da Unicamp baleada em uma das pernas. Maria de Fátima foi ao velório do marido José Eudes Gonzaga de cadeira de rodas nesta quarta-feira. O casal foi baleado na igreja, onde estavam para agradecer aposentadoria.

Um homem, de 64 anos, foi atingido por dois tiros de raspão e foi socorrido ao Hospital Beneficência Portuguesa, de onde recebeu alta na terça-feira. 

 

Você pode gostar