No caso do cartão de crédito, a taxa passou de 11,09% ao mês (253,26% ao ano) em agosto para 11,03% ao mês (250,98% ao ano) em setembro - Divulgação
No caso do cartão de crédito, a taxa passou de 11,09% ao mês (253,26% ao ano) em agosto para 11,03% ao mês (250,98% ao ano) em setembroDivulgação
Por Beatriz Brito*

Rio - Quem gosta de curtir os blocos de Carnaval deve ficar atento para mais um golpe que invade a conta bancária das vítimas. Nesta semana, vários usuários de redes sociais relataram ter caído em um esquema pouco conhecido, que consiste em aproveitar a distração dos foliões para descobrir a senha e trocar seus cartões por outros idênticos. Em um desses relatos, uma internauta alerta em sua conta pessoal uma experiência que passou durante um bloco e resultou em R$ 3 mil de prejuízo.

Uma conta no Twitter, identificada como Olga Bagatini, alcançou mais de 1 milhão de pessoas com o seu relato. Na thread, ela diz que, mesmo atenta, acabou caindo no golpe enquanto realizava uma compra com um ambulante. Ao entregar o seu cartão ao vendedor, ele diz que está com problemas na máquina e se afasta para "pegar um sinal melhor"; é nesse momento que a troca por um cartão parecido é efetuada. Sem perceber o que aconteceu, ela digita sua senha e ao mesmo tempo alguém a observa e tem acesso aos seus dados.

Devido a atitude suspeita, a jovem desconfia e percebe que seu cartão foi trocado. Imediatamente entra em contato com sua instituição bancária para realizar o cancelamento e é assim que descobre que, em menos de 10 minutos, eles conseguiram gastar mais de R$ 3 mil da sua conta. Com a divulgação da história, a internauta pretende alertar os foliões para atitudes suspeitas como essa.

Para tentar garantir a diversão sem problemas, uma das alternativas é colocar um adesivo colorido no cartão para identificá-lo, em uma parte que não estrague o chip e que fique visível sua identificação. Fique sempre atento antes de inserir sua senha, procure efetuar as compras em lugares de confiança e credenciados. Assim que possível e em um lugar seguro, cheque sua conta para ver se as compras condizem com as efetuadas. Curta bastante o Carnaval, mas sempre com atenção para possíveis problemas como esse.

*Estagiária sob a supervisão de Thiago Antunes

Você pode gostar
Comentários