Brasília - O vídeo obsceno publicado pelo presidente Jair Bolsonaro na noite desta terça-feira, em sua conta no Twitter, não viola a política de conteúdo de mídia da rede social. Segundo o Twitter, é permitido que algumas formas de violência explícita e/ou conteúdo adulto sejam publicados como mídia "sensível". No entanto, Rodrigo Braga, especialista em marketing digital, explica as consequências desse tipo de postagem nas redes sociais.
Para o Twitter, a regra seria violada caso o conteúdo fosse publicado em vídeos ao vivo, na imagem de capa ou do perfil do presidente. Mas, de acordo com o site, "eventuais violações estão sujeitas às medidas cabíveis".
A indicação de "mídia sensível" nas postagens pode ser colocada pelo Twitter ou pelos usuários, como uma sinalização. Além disso, a reprodução automática do conteúdo pode ser bloqueada nas configurações de segurança do perfil de cada um.
De acordo com o publicitário e especialista em marketing digital, Rodrigo Braga, apesar de não violar as regras atuais do Twitter, o conteúdo "não é condizente com o que se deve postar em redes sociais".
Rodrigo ressalta ainda a proporção que uma postagem como essa pode ter.
"Ele tem uma popularidade muito grande nas redes. Não dá para tomar uma atitude impensada, pois isso se espalha e expõe pessoas, já que elas podem ser identificadas no vídeo", comenta.
Para denunciar qualquer tipo de conteúdo julgado como impróprio, Rodrigo recomenda que o usuário siga o passo a passo:
1. Acesse twitter.com ou pelo aplicativo e encontre o tweet que quer denunciar;
2. À direita clique no ícone (seta para baixo);
3. Selecione denunciar tweet;
4. Escolha a razão da denúncia, por exemplo:
- Não tenho interesse nesse tweet
- É suspeito ou está enviando spam
- É abusivo ou nocivo
Dependendo da opção escolhida, aparecerão outras; Em alguns momentos aparece também a opção "Mostra uma imagem sensível ou imprópria".
A equipe do twitter analisa a denúncia para definir se esse conteúdo de mídia precisa de uma mensagem de aviso para atender às políticas de conteúdo da plataforma.
Para obter informações sobre o que você pode fazer se o seu conteúdo for classificado como sensível, consulte a política de conteúdo de mídia do Twitter.
*Estagiária sob supervisão de Cadu Bruno
Com informações do Estadão Conteúdo