Mourão (esquerda) tem sido um dos alvo das críticas de  Carvalho   - Paulo Guereta/Parceiro/Agência O Dia
Mourão (esquerda) tem sido um dos alvo das críticas de Carvalho Paulo Guereta/Parceiro/Agência O Dia
Por ESTADÃO CONTEÚDO

Horas após o vice-presidente Hamilton Mourão ironizar as críticas a militares feitas em vídeo pelo escritor Olavo de Carvalho, o presidente Jair Bolsonaro, afirmou em nota que seu apoiador, que vive nos Estados Unidos,"não contribui com os objetivos do governo". O general Mourão havia falado que Carvalho deveria se concentrar no exercício da "função de astrólogo" por ser a que "desempenha bem".

"O professor Olavo de Carvalho teve um papel considerável na exposição das ideias conservadoras que se contrapuseram à mensagem anacrônica cultuada pela esquerda e que tanto mal fizeram ao nosso País", disse Bolsonaro em nota, lida pelo porta-voz da Presidência, general Otávio Rêgo Barros.

"Entretanto, suas recentes declarações contra integrantes dos poderes da República não contribuem para a unicidade de esforços e consequente atingimento dos objetivos propostos em nosso projeto de governo (...)", continua a nota.

O vídeo em que o escritor aparece fazendo críticas foi compartilhado sábado, pela conta oficial do presidente Jair Bolsonaro no YouTube, e apagado no dia seguinte. "Qual a última contribuição das escolas militares à alta cultura nacional? As obras do Euclides da Cunha. Depois de então, foi só cabelo pintado e voz impostada. E cagada, cagada", disse Carvalho no vídeo de seis minutos.

Segundo Mourão, Bolsonaro teria dito que não viu o vídeo e que ele deveria ter sido publicado por outra pessoa. No entanto, o porta-voz informou que o presidente se responsabiliza por suas mídias sociais. Um dos filhos do presidente, o vereador Carlos Bolsonaro republicou o vídeo domingo.

"(O vídeo) mostra o total desconhecimento dele (Carvalho) de como funciona o ensino militar. Acho até bom a gente convidar ele para ir nas nossas escolas e conhecer. E acho que ele, Olavo de Carvalho, deve se limitar à função que desempenha bem, que é de astrólogo. Pode continuar a prever as coisas que ele é bom nisso", afirmou Mourão.

Antes da divulgação da nota do presidente, Mourão, ao ser questionado se os ataques do escritor aos militares geravam desconforto no governo, afirmou que o desconforto é pessoal. "Ele (Carvalho) não está apoiando o governo e não está sendo bom para o governo", disse.

Você pode gostar
Comentários