Presidente Jair Bolsonaro posta foto sobre manifestação no Twitter de idosa que já faleceu - Reprodução da internet
Presidente Jair Bolsonaro posta foto sobre manifestação no Twitter de idosa que já faleceuReprodução da internet
Por Maria Luisa de Melo
Durante as manifestações pró-governo que ocorreram em diversos estados do país, neste domingo (26), o presidente Jair Bolsonaro publicou em seu Instagram e em seu Twitter a imagem de uma suposta manifestante. Uma senhora idosa, vestindo verde e amarelo, enrolada com uma bandeira do Brasil e se locomovendo com a ajuda de um andador. Só que a mulher não era uma manifestante do último domingo. Ela morreu em novembro do ano passado e a foto foi feita em antiga manifestação contra Dilma Rousseff. A questão gerou polêmica na rede.  
Na legenda da postagem, Bolsonaro escreveu: “Presidente, Ministros, Senadores, Deputados, Governadores, Prefeitos, Vereadores, Juízes: OLHEM A NOSSA RESPONSABILIDADE.”
Publicidade
Apesar de dar a entender que a foto era atual, familiares confirmaram que dona Maria Nina Rattes já morreu. A descoberta, feita por internautas, foi rapidamente divulgada na rede, sobretudo por perfis que fazem oposição ao presidente.
"Nós concordamos com a responsabilidade do presidente, ministros, deputados, senadores, governadores, prefeitos e juízes com os idosos do país, mas só que a da foto publicada pelo Bolsonaro faleceu em novembro, então podemos contar uma pessoa a menos nas manifestações de ontem", postou o perfil "Mov. Jair Me Arrependi".

Uma outro perfil, identificado como @MirelaCastreis, localizou o convite para a missa de 7º dia de dona Nina, que teria sido elaborado por seus familiares. A celebração teria ocorrido no último dia 27/11, na Igreja Nossa Senhora de Copacabana, na Rua Hilário de Gouveia, na Zona Sul da cidade. 
Publicidade
"Quando eu me sinto meio depre eu venho aqui pra dar risada kkkkkk e ta melhor que o show do Afonso Padilha", escreveu Iago Barbosa, no Twitter. Também no microblog, outra internauta, identificada como Neila, completou: "A criatura está morta!".  
Para o neto de Nina Rattes, o advogado Leonardo Rattes Bevilacqua Pinaud Madruga, a postagem foi uma homenagem à sua avó. 
Publicidade
"Se tratou de uma homenagem do presidente à minha avó, Maria Nina Rattes. Nós, membros da família, nos sentimos envaidecidos pela homenagem do presidente e que foi uma foto tirada com autorização da família, porque nós temos uma certa proximidade com o presidente. Meu pai, professor José Eduardo Madruga foi professor do senador Flávio Bolsonaro. Então, nós ficamos muito orgulhosos e contentes", disse Leonardo, ao ser procurado por O DIA.
Leonardo nega que Bolsonaro deu a entender que dona Nina estivesse na manifestação de domingo. 
Publicidade
"Em nenhum momento ele aborda isso com clareza. Fala da responsabilidade dos políticos com os idosos. E, na minha opinião, ele tem razão visto que grande parte dos aposentados não recebem salário. A gente vive uma crise que assola todo o estado. Inclusive culminou em diversos parcelamentos de salários. Jair tá dando uma mensagem clara de que precisamos enxergar o futuro do país e ter comprometimento com isso", dispara ele, cujo pai foi professor de um dos filhos de Bolsonaro na Universidade Cândido Mendes.