Soldado grava vídeo caçoando da FAB e fumando cigarro; segundo a Aeronáutica, fumo é de palha, não de maconha - Reprodução Facebook
Soldado grava vídeo caçoando da FAB e fumando cigarro; segundo a Aeronáutica, fumo é de palha, não de maconhaReprodução Facebook
Por iG
São Paulo - O vídeo de um soldado da Força Aérea Brasileira (FAB) fumando e rindo da Aeronáutica vem circulando nas redes sociais. A gravação – que ocorreu dentro da base aérea de São Paulo, em Guarulhos – foi publicada no Instagram do militar, onde também foi postada, recentemente, uma foto que associa a sigla FAB aos termos Força Aérea da Biqueira.

Nas imagens, o militar que está gravando aparece cercado por outros dois soldados, enquanto traga um cigarro. Os três usam o uniforme de educação física da FAB e estão em uma espécie de arquibancada. As imagens viralizaram poucos dias depois de um sargento ser flagrado levando 39 kg de cocaína dentro de um avião da Aeronáutica, à Espanha, quando estava acompanhando a comitiva do presidente Jair Bolsonaro ao G-20, no Japão.
Publicidade
De acordo com a própria FAB, os vídeos virais foram investigados pelo setor de inteligência. O militar foi identificado, estava fazendo serviço militar obrigatório temporário, e deu baixa da instituição na última sexta-feira. Além disso, segundo a assessoria de imprensa da Aeronáutica, o cigarro que o soldado aparece fumando não é um cigarro de droga, maconha , mas de palha.

Não ficou claro, porém, se o autor do vídeo será punido por caçoar da instituição nas redes sociais. Segundo a FAB, os outros militares envolvidos nas imagens também foram identificados e também já deram baixa, não fazendo mais parte da Aeronaútica.