Abraham Weintraub - Rafael Carvalho/Divulgação Casa Civil
Abraham WeintraubRafael Carvalho/Divulgação Casa Civil
Por O Dia
Mato Grosso do Sul - O reitor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) afirmou, nesta segunda-feira, que a universidade não conseguirá honrar com seus pagamentos de água e energia elétrica a partir de agosto, e que existe risco de suspensão das aulas. A informação foi dada ao programa Bom Dia MS, da Rede Globo local.
"A partir de agosto, se o governo não desbloquear um recurso, nós não temos como honrar o pagamento dessas contas, principalmente de água e luz", afirmou o reitor, Marcelo Turine, ao programa.
Publicidade
Desde que os cortes no orçamento da educação foram anunciados pelo ministro da Educação, Abraham Weintraub, no final de abril, diversas universidades públicas anunciaram que haveria a possibilidade de suspensão de suas aulas.
Publicidade
Turine afirmou que está negociando com as concessionárias que fornecem energia elétrica e água para a UFMS, e que, caso não haja uma tolerância com os atrasos ocasionados pelos cortes no orçamento feitos pelo Ministério da Educação (MEC), haverá suspensão das aulas.
Ele afirmou ainda que, desde que os cortes foram anunciados, a universidade já está enfrentando problemas, mas que, até o momento, os compromissos estão sendo honrados – cenário que irá mudar já no próximo mês, caso não haja desbloqueio de recursos.