Abraham Weintraub - Marcelo Camargo/Agência Brasil
Abraham WeintraubMarcelo Camargo/Agência Brasil
Por O Dia

O ministro da Educação, Abraham Weintraub, voltou a provocar polêmica no meio universitário ao atacar as universidades federais do país. O titular da pasta afirmou que as instituições de Ensino Superior, em geral, são locais em que podem ser encontradas  "plantações extensivas de pés de maconha". A declaração de Weintraub provocou revolta entre estudantes e dirigentes de universidades, que avaliam processar o ministro por prevaricação.

"Foi criada falácia que as universidades federais precisam ter autonomia. Justo, autonomia de pesquisa, ensino. Só que essa autonomia acabou se transfigurando em soberania. Então, o que você tem? Você tem plantações de maconha, mas não são três pés de maconha, são plantações extensivas em algumas universidades, a ponto de ter borrifador de agrotóxico, porque orgânico é bom contra a soja, para não ter agroindústria no Brasil, mas na maconha deles eles querem toda a tecnologia que tem à disposição", afirmou em entrevista ao site do Jornal da Cidade Online, considerado de extrema direita.

A reação às declarações não tardou. O presidente da UNE, Iago Montalvão, usou o Twitter para rebater as afirmações de Weintraub.

vaza, weintraub!

"Vejam o tamanho do absurdo que esse senhor que se diz ministro fala sobre as Universidades Federais. É um poço de ignorância e oportunismo! Reduz a universidade a 'madrastas da doutrinação', 'plantações extensivas de maconha' e 'laboratórios de metasferamina'. Vaza Weintraub!", destacou.

 

Você pode gostar
Comentários