Octavio Guedes (esq.) e Daniel Sousa lançam livro  que reconta a República - Divulgação
Octavio Guedes (esq.) e Daniel Sousa lançam livro que reconta a RepúblicaDivulgação
Por O Dia

Os comentaristas do programa Estúdio I, da Globonews, Octavio Guedes e Daniel Sousa saíram do foco da TV para entrar na História. No caso, o período da República, desde a proclamação até os confusos, turbulentos e polarizados dias atuais. Com 'Essa República vale uma nota', os autores contam e recontam, com muita irreverência, os causos da política brasileira, na voz de um colunista de jornal.

Com o tom crítico que lhe é característico, o personagem faz uma viagem pelos últimos 130 anos (para quem se distraiu, o marechal Deodoro da Fonseca proclamou o fim da Monarquia em 15 de novembro de 1889).

O colunista, obviamente, é personagem fictício, mas as informações históricas pesquisadas são bem verídicas, embora muitas vezes a gente até duvide.

Nesses tempos em que o trabalho da imprensa é atacado, e o passado histórico ignorado como lição para presente e futuro, essa é uma bela oportunidade para novamente descobrir como "o Brasil de hoje se escancara no passado (ou será o contrário?)", nas palavras de Maria Beltrão, apresentadora do Estúdio I, ao comentar sobre o livro.

E, se em algum momento, o leitor sentir vertigens por conta de referências cruzadas ou aparentemente fora do tempo, não se assuste: pode ser que, enfim, esteja entendendo tudo...

Lançamento: 27 de novembro, quarta-feira / Local: Livraria da Travessa do Shopping Leblon / Hora: a partir de 18h.

 

Você pode gostar
Comentários