Como o tamanho do pênis pode interferir no sexo? - Shutterstock
Como o tamanho do pênis pode interferir no sexo?Shutterstock
Por IG - Delas

Grande ou pequeno demais? Não é de hoje que o tamanho e aparência do pênis são alvo de preocupação para a maioria dos homens. Mas, na vida real, faz diferença? Para resolver essa questão, o Delas entrevistou pessoas com vida sexual ativa - além de uma especialista - para mapear as preferências deles na cama e o resultado pode surpreender.

De acordo com a sexóloga Débora Pádua, essa atenção está mais relacionada a uma questão cultural do que ao desempenho sexual em si. “Criou-se um mito de que o tamanho do pênis é um indicador da masculinidade do homem”, afirma ela.

Para Mariana, de 24 anos, a ideia de que o tamanho é proporcional ao prazer não poderia estar mais errada. “Eu tenho pavor [de pênis grande]!”, brinca. Para a moça, que possui um histórico de vaginismo na adolescência - condição que contrai involuntariamente os músculos da vagina, dificultando a penetração e causando dor - a preocupação com eventuais desconfortos e machucados na transa acaba tirando a atenção do ato sexual. “Sem falar que muitos deles acham que aquilo basta e esquecem das preliminares”, diz. 

A opinião dela, no entanto, não é unânime: Helena, da mesma idade, diz que já “perdeu parte do tesão” ao descobrir que o parceiro tinha um pênis pequeno. “Eu sou muito entusiasta da penetração, então gosto tanto da parte visual - porque acho que o grande é mais bonito - quanto de me sentir preenchida na hora do sexo”, comenta. 

Já Larissa, de 30 anos, diz que para ela o problema dos pênis menores está na falta de flexibilidade em algumas posições. “Eu consigo brincar menos na hora da transa, fica tudo na mesmice porque, dependendo da posição, fica saindo o tempo todo. Corta o clima”, conta. 

Pênis grande, pequeno ou grosso: o que vale mais?

Débora Pádua comenta que, no sexo, não existe certo e errado. “É uma coisa que vai muito mais do gosto da mulher”, explica. Por outro lado, ela também diz que a sensação de “preenchimento” que o senso-comum diz ser a maior vantagem do pênis grande, está relacionada a outro fator.

“Se eu puder apontar um ponto que talvez interfira no sexo, será o diâmetro do pênis, muito mais do que o comprimento, pois aumenta o atrito nas paredes da vagina”, diz a profissional. Segundo ela, o pênis muito longo pode inclusive exigir mais cuidado e atenção durante o sexo. “Quando ele é muito grande, tem mais facilidade para encostar no colo do útero, o que acaba incomodando a mulher”.

Homens x mulheres

E se entre as mulheres as justificativas envolvem o conforto na hora do sexo, no meio masculino há menos preocupações. “Pra mim só tem graça se for grande. Ponto.” diz Lucas, de 28 anos, que há 10 se relaciona sexualmente com homens. A opinião do rapaz é endossada pelo amigo, Renan, de 23: “Acho um pênis grande melhor em tudo, tanto na penetração quanto no oral”.  

A sexóloga concorda que, no caso do sexo anal, a preferência pode fazer mais sentido, uma vez que não há o risco do incômodo causado pelo atrito entre o pênis e o colo do útero. “A penetração profunda é mais fácil, pois não há uma barreira tão acessível”, diz.

E o formato, interessa? 

De acordo com a sexóloga Débora Pádua, a resposta é sim, embora quando o assunto é sexo, nenhum fator é decisivo. “Quando o pênis é mais curvado para cima, ele tem uma facilidade um pouco maior maior de encostar no ponto G durante o sexo vaginal, que é um pouco mais sensível. De toda forma, não são todas as mulheres que têm toda essa sensibilidade”. 

Apesar da interferência física, a profissional reforça que o mais importante ainda é a atenção dedicada à relação em si. “Há homens que têm pênis grandes ou com o diâmetro maior, mas que não investem nas preliminares, não sabem agradar a mulher e, no final, o tamanho é o que menos interfere no ato sexual”, finaliza. 

Você pode gostar
Comentários