Neguinho da Beija-Flor e Ana Maria Braga, apresentadora do 'Mais Você' - Reprodução/Instagram
Neguinho da Beija-Flor e Ana Maria Braga, apresentadora do 'Mais Você'Reprodução/Instagram
Por Gabriel Sobreira

Rio - Uma enorme corrente do bem tomou conta dos brasileiros depois que a apresentadora Ana Maria Braga, 70 anos, anunciou ontem, no 'Mais Você', da Globo, que foi diagnosticada com um novo câncer de pulmão (adenocarcinoma). Essa é a sexta vez que ela é diagnosticada com um tumor. A apresentadora já está em tratamento.

Para o doutor Luiz Henrique de Lima Araújo, oncologista do Instituto Nacional do Câncer (INCA), é difícil afirmar a existência de 100% de cura no caso da apresentadora, uma vez que não acompanha o caso de perto. "O fato é que vivemos uma nova esperança com terapias que aumentaram muito a expectativa de vida de pacientes", afirma.

Há onze anos livre de um câncer de intestino, Neguinho da Beija-Flor fala da força dessa torcida. "O apoio dos fãs é importante, tive muitas orações. E o importante da Ana Maria foi que ela expôs seu problema para os fãs e para o mundo. É uma pessoa muito amada. Isso favorece. Ela vai mais uma vez ser atendida", avisa o cantor. "Conselho para ela? Não pode perder a fé. Ela é forte, igual a como eu fui no meu problema. Já estou orando por ela, que vai vencer mais essa", profetiza.

Xande de Pilares, que fez o 'SuperChef', quadro do 'Mais Você', entrou na torcida. "Quero que ela lembre do trecho de uma música minha: 'Tanta coisa já me fez chorar, eu não tenho tempo pra sofrer, hoje eu prefiro acreditar que a vida é feita pra viver. A esperança vem em cada amanhecer'", disse citando a música 'Aprendiz'.

Fátima Bernardes, que recebe da loura o horário para apresentar o 'Encontro', aproveitou a deixa para mandar um recado especial para a colega. "Um beijo meu, Ana, e de toda a nossa equipe. Você, como sempre, nos surpreende. A sua verdade, a força com que você faz o seu trabalho. Nós também temos certeza de que você vai vencer mais essa etapa. Não é a primeira vez , nem a segunda, mas tenho muita convicção e fé de que, realmente, toda energia e todas as orações, todo o tratamento que você vai fazer, vai resultar em algo positivo", disse a jornalista.

Mais famosos

Ao longo do dia foram muitas as homenagens de amigos famosos e fãs desconhecidos em todas as redes sociais. No Twitter, por exemplo, a apresentadora do 'Mais Você' mandou um recado para os seguidores. "Eu agradeço, de coração, todo o carinho que estou recebendo! Eu sei que a luta é minha, mas é bom contar com esse apoio", postou Ana Maria Braga.

Não demorou nada para que uma chuva de likes, compartilhamentos e mensagens de carinho se acumulassem na plataforma. Uma delas foi da apresentadora Cissa Guimarães. Ela substitui Ana Maria Braga sempre que entra de férias. "Minha querida amiga e companheira. Já estou na corrente de orações e luz. Você está no caminho de mais uma vitória. Muita luz, minha linda", escreveu Cissa no Twitter. Palmeirense roxa, Ana Maria Braga ganhou homenagem do time de coração. "Desejamos toda força para você, Ana Maria Braga. Torcemos por mais uma vitória nessa batalha. Estamos juntos", escreveu o perfil oficial do time.

Marcelo Adnet, ator, também quis dar uma força. "Estamos contigo, força você tem de sobra. Linda! Já é vencedora e vai vencer mais essa", atesta ele, seguido pela atriz e autora Mônica Martelli. "Querida, você é uma mulher incrivelmente forte, corajosa e vencedora. E vai vencer mais essa com muita força", disse Mônica.

 

O tratamento da apresentadora
Publicidade
Ao contrário do ano passado, quando a apresentadora teve dois pequenos cânceres de pulmão (um operado e o outro tratado com radiocirurgia), o novo tumor requer uma outra forma de combate: uma combinação de quimioterapia com imunoterapia. Serão ciclos de 21 em 21 dias. A primeira aplicação foi sexta-feira (dia 24 de janeiro) e a próxima aplicação será dia 14 de fevereiro.
Segundo Ana, o tratamento tem efeitos colaterais, mas ela esclarece que não vai ter queda de cabelo. "A quimioterapia é diferente, evoluiu. Mas tem sintomas. Tem dias que fica mais sensível e a imunoterapia pode ocasionar isso", reforça ela, que entra de férias no dia 7 de fevereiro e só volta ao ar depois do Carnaval.
Publicidade
"Espero poder estar aqui com vocês lá e vou estar. Quero contar com a sua força, carinho como sempre, orações que sempre me ajudaram muito. E a vida continua normal. Tenho muita fé, uma força que vem de Deus, acredito que vou sair dessa", decreta ela.
Publicidade
Entenda o que é o adenocarcinoma
1) No que consiste o adenocarcinoma?
Publicidade
Ele é o principal tipo de cancer de pulmão. 'Adeno' vem de glândula, é um tumor de origem epitelial e tem forma de glândula. Ele está ligado ao tabagismo na maioria dos casos. (Doutor Luiz Henrique de Lima Araújo, oncologista do Instituto Nacional do Câncer).
Os adenocarcinomas representam 40% dos tipos de câncer no pulmão e ocorre em fumantes e ex-fumantes. Esse tipo de câncer de pulmão, de pequenas células, é o mais frequente, mas não é o mais agressivo (Luiz Augusto Maltoni Jr., diretor-executivo da Fundação do Câncer).
Publicidade
2) A maior incidência é em homens ou mulheres?
O câncer de pulmão é mais comum em homens em torno dos 70 anos de idade. Mas pode ser em gente muito nova ou com 90 anos. Curiosamente tem mostrando estaticamente tem aumentado em mulheres. É um fenômeno que as mulheres começaram a fumar depois dos homens. O aumento em não fumantes, nesse caso acontece mais em mulheres. Existe uma curva tardia de aumento de câncer de pulmão em mulheres, e aumento em não fumantes, e esse caso acontece mais em mulheres (Doutor Luiz Henrique de Lima Araújo, oncologista do Instituto Nacional do Câncer).
Publicidade
3) Quais são os sintomas da doença?
São em pessoas tabagistas. O principal sintoma é a tosse crônica, seca. Tosse com sangue é um fator de preocupação, deve procurar medico, os outros sintomas que vem são mais preocupantes: emagrecimento e dor. (Doutor Luiz Henrique de Lima Araújo, oncologista do Instituto Nacional do Câncer).
Publicidade
4) No caso dela não será possível fazer cirurgia. Em que casos isso acontece?
Existem várias modalidades de tratar tumores. Por se tratar de tumor sólido, a primeira modalidade e a forma mais eficaz é a cirurgia de remoção do tumor. Em caso de tumores em fase mais avançada, quando não é possível fazer o procedimento cirúrgico, sendo substituída por quimioterapia associada com radioterapia ou com imunoterapia. (Luiz Augusto Maltoni Jr., diretor-executivo da Fundação do Câncer).
Publicidade
 
JÁ FOI VITORIOSA OUTRAS VEZES
Publicidade
1991
câncer na pele
Publicidade
2001
tumor na região do baixo ventre (reto e virilha)
Publicidade
2015
primeiro caso de câncer
Publicidade
no pulmão
2019
Publicidade
sengundo diagnóstico de câncer no pulmão (dois pequenos tumores) 
Você pode gostar
Comentários