Deputado do partido de extrema-direita Chega, Andre Ventura (esquerda), e a deputada do partido de esquerda do Livre, Joacine Katar Moreira, durante o debate - AFP
Deputado do partido de extrema-direita Chega, Andre Ventura (esquerda), e a deputada do partido de esquerda do Livre, Joacine Katar Moreira, durante o debateAFP
Por Istoé
Portugal - O único deputado de extrema direita em Portugal, André Ventura, provocou um escândalo ao pedir a uma deputada negra que “volte para seu país de origem”, por defender a restituição de obras de arte às antigas colônias portuguesas.

“Proponho que a deputada Joacine seja ela mesma devolvida para seu país de origem. Seria muito melhor para todo o mundo”, disse Ventura ontem no Facebook.

Nesta quarta, o jornal “Publico” publicou um editorial, classificando como “abjeta” a afirmação de Ventura, líder do Partido Chega.

Joacine Katar Moreira, do partido de esquerda Livre, nascida em Guiné-Bissau, registrou ontem no Parlamento um projeto de lei para criar uma lista do patrimônio que Portugal deveria devolver para suas antigas colônias.

Ventura foi eleito em outubro de 2019 e se tornou o primeiro deputado de extrema-direita no país desde a recuperação da democracia, em 1974. É conhecido por seus comentários depreciativos sobre negros e ciganos.