O golpe está sendo propagado pelo WhatsApp por meio de quatro links diferentes. Ao clicar na mensagem falsa, a pessoa é direcionada a um questionário com três perguntas: "Você já tem o Bolsa Família?; Você está com seu cadastro em dia?; Possui cartão cidadão para realizar o saque do benefício?". Independentemente da resposta e mesmo não sendo cadastrado no Bolsa Família, o golpe avisa que a pessoa tem direito a receber o falso benefício. Mas é necessário compartilhar o link malicioso com seus contatos do WhatsApp.
Os golpistas não estão para brincadeira. Para driblar a farsa e dar veracidade, eles postam relatos falsos de supostos beneficiários que deram entrada ou receberam o "benefício". Além disso, a antiga logomarca do governo federal e a atual do Bolsa Família aparecem junto com o aviso do suposto prêmio. A vítima ainda é incentivada a permitir o recebimento de notificações com outros golpes e é conduzida à páginas falsas com publicidades fraudulentas.
Em nota, o Ministério da Cidadania esclareceu "que são falsas as informações sobre um suposto benefício para compra de material escolar que o governo federal já estaria oferecendo aos beneficiários do Programa Bolsa Família a partir do mês de janeiro de 2020".
Tenha cuidado ao clicar em links compartilhados no WhatsApp ou nas redes sociais. Sempre verifique as informações compartilhadas nos sites oficiais das empresas, e desconfie de promoções, brindes e descontos.
Caso suspeite do link, uma alternativa gratuita é acessar (www.psafe.com/dfndr-lab/pt-br) para constatar a veracidade. É preciso copiar e colar o link na caixa central do site em questão.
Utilize soluções de segurança no celular que disponibilizam, de preferência, a função de detecção automática de phishing em aplicativos de mensagem e redes sociais, como o dfndr security. Ele envia alertas de segurança sempre que um usuário receber ou acessar um link falso.