Presidente Jair Bolsonaro - Marcelo Camargo / Agência Brasil
Presidente Jair BolsonaroMarcelo Camargo / Agência Brasil
Por O Dia
Brasília - O presidente Jair Bolsonaro anunciou ontem a construção de uma fábrica com tecnologia que permite captar água do ar. O empreendimento, segundo o presidente, é de origem israelense. Para Bolsonaro, será mais uma forma de enfrentar a seca no Nordeste. Ele, no entanto, não deu detalhes sobre o investimento.

Além de água, o presidente da República acredita que “o empreendimento também criará empregos e desenvolvimento da região.”

"Fábrica israelense que extrai água do ar será construída no Brasil. Mais uma via de enfrentamento da falta de água no Nordeste, além da dessalinização, poços artesianos e São Francisco. O empreendimento também criará empregos e desenvolvimento da região. O projeto teve início na missão do Brasil em Israel, na Cúpula de Inovação Brasil-Israel – escreveu Bolsonaro ontem em seu Twitter.

A implementação da tecnologia no Brasil é uma parceria do governo e do Ministério da Ciência e Tecnologia, sob o comando de Marcos Pontes. Segundo Bolsonaro, a iniciativa é “mais uma via de enfrentamento da falta de água no Nordeste, além da dessalinização, poços artesianos e [Rio] São Francisco.”

Parcerias com Israel para melhorar o abastecimento de água na região Nordeste são defendidas por Bolsonaro desde a transição para o seu governo. Há um ano, o ministro Marcos Pontes viajou para Israel com equipe de técnicos para conhecer experiências de reuso e dessalinização de água.

Em novembro do ano passado, técnicos e dirigentes da Agência Nacional de Águas estiveram em Israel para discutir memorando de entendimento sobre gestão de recursos hídricos, águas residuárias, gerenciamento de esgotos, além de reuso e dessalinização de água.